sexta-feira, 12 de junho de 2009

MERCOSUL - Nishimori assume presidência da Comissão do Mercosul da ALEP

Ao assumir como presidente, o parlamentar ressaltou a importância deste mercado para o País

O deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), assumiu nesta semana, na Assembléia Legislativa do Paraná, a presidência da Comissão do Mercosul (Mercado Comum do Sul, uma associação econômica integrada pela Argentina, o Brasil, Paraguai e o Uruguai).

O Mercosul ou Mercado Comum do Sul, como é denominado, de acordo com Nishimori, não é só uma área de livre comércio entre esses países, mas também uma união alfandegária com o desejo de virar um mercado comum, uma das formas mais acabadas de integração, só superada pela figura da união econômica.

“Hoje o Mercosul é uma realidade tangível e tem por princípio melhorar as economias dos mesmos com uma aliança. Além de poderem contar com o apoio destes países o intercâmbio de produtos, culturas e raças esta sendo muito importante para suas independências”, ressaltou.

Ao assumir a presidência da Comissão do Mercado Comum do Sul, o parlamentar destacou a importância deste mercado que atualmente, representa um mega-mercado de mais de 200 milhões de pessoas, que concentra mais de 50% do Produto Interno Bruto latino-americano e 51% da produção industrial e do comércio regional. Abarca 60% do território da América Latina e 33% do seu comércio exterior.

Durante seu discurso Nishimori também explicou de como são feitas essas negociações, como os países integrantes que podem importar produtos dos outros Estados membros sem pagar uma taxa de importação e em relação ao seu comércio exterior, os Estados membros devem cobrar a mesma taxa para um mesmo produto que provenha de outros países.

“O processo de integração entre os países está firme e como representante da Assembléia Legislativa do Paraná, vou continuar trabalhando para que o mercado brasileiro se consolide ainda mais”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...