sexta-feira, 26 de junho de 2009

OPINIÃO - Edição 504

ASFALTO

Moradores e pessoas que possuem casas no conjunto habitacional “Novo Horizonte” – (Atrás do Jaime Canet - saída para o Campestre) e Requião (próximo a Escola Tancredo Neves), pediram para que eu abordasse aqui na coluna a questão do asfaltamento no local. De acordo com eles, a prefeitura já licitou a obra, no entanto a empreiteira vencedora está com problemas na justiça!

ASFALTO II

Fui em busca de respostas para essas pessoas, de acordo com informações obtidas na Justiça e junto com o vice-prefeito Junior Moser, a empresa vencedora da licitação: “Hebert Mora Casella” de Paranavaí não cumpriu com algumas exigências do contrato e por isso, através de ação que está em tramite na Justiça local, fica proibida de dar continuidade à obra. Para ficar mais claro aos leitores, por se tratar de uma obra pública envolvendo de um lado o Município de Nova Esperança juntamente com o Estado do Paraná através de recursos advindos da SEDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e do outro lado a empresa contratada, é estipulado um prazo após o início das obras para que seja apresentado um relatório técnico por membros do poder público, para dar o parecer, comprovando se cada etapa da pavimentação está andamento e demonstrando se cumprindo com os requisitos solicitados na licitação e normatizados no contrato estão sendo cumpridos. Em determinado momento a empresa não executou o que estava estipulando em contrato, em conseqüência o município notificou a empresa. Por sua vez, a empresa ingressou com uma ação contra o município solicitando que até onde a obra foi executada no Conjunto Requião pudesse ser pago à empreiteira, no entanto a verba não é liberada enquanto o objeto da licitação não seja cumprido, em resposta a essa atitude, está protocolada na Vara Cível de Nova Esperança, sob número 183/2009 uma ação movida pelo município chamada “Interdito Proibitório”, que é uma forma da administração assegurar seus direitos.

ASFALTO III - OPINIÃO

Salvo equívoco, entendo que o município não teve culpa pelo fato ocorrido, embora está sob sua responsabilidade a viabilização da rescisão contratual devido aos poderes de Polícia e Discricionário que a Administração Pública goza sobre o particular. No caso de rescisão contratual o município pode convidar a empresa que ficou em 2º lugar na licitação e dar continuidade à obra. Nas palavras do vice-prefeito Junior Moser: “o dinheiro está depositado, a obra está parada devido a esse entrave na Justiça”.



















Vice-prefeito de Nova Esperança - Junior Moser (PMDB)


FANP - Uma potência!

Na quarta-feira, 24, estive na parte da tarde no campus da FANP – (Faculdade do Noroeste Paranaense), onde fui muito bem recebido pela diretora administrativa, Luzia Vieira. Na ocasião percebi que a instituição está uma potência! A Faculdade cresce para todos os cantos, recentemente entregou o bloco 04 que abrigará laboratórios de informática e salas de aula. Porém, já está em fase de construção um outro bloco, próximo a Biblioteca que servirá para os novos cursos. A FANP tem protocolado o pedido de 03 novos cursos: Processamento de Dados, Letras e Ciências Contábeis que deverão ser instalados em 2010. O projeto para 2011 é a implantação do curso de Agronomia em período integral, o que fomentará e muito a economia local, movimentando o comércio de forma geral, desde gêneros alimentícios até o mercado imobiliário. Atualmente mais de 500 alunos fazem parte da instituição. Cada novaesperancense otimista e que ama a cidade deve se orgulhar da FANP que está em “fase de crescimento”. Parabéns a direção, corpo docente, funcionários e acadêmicos da instituição.








FANP - Esta foto tirada em 2008 já sofreu diversas modificações


CICLISTAS

É grande o número de ciclistas que ainda trafegam na Avenida 14 de Dezembro, sentido a Conha Acústica, portanto, na contra-mão da via. Diversas campanhas já foram realizadas envolvendo a Polícia Militar, CONSEG e Ministério Público, sempre acompanhadas por matérias veiculadas no Jornal. Além de arriscarem a vida, os ciclistas preocupam os motoristas que dirigem dividindo a atenção com os outros carros e as bicicletas na contra-mão. Dia desses presencie quando um deles estava contornando a Praça Mello Palheta pela contra-mão e não se deu conta do carro que saia do estacionamento da Caixa, por pouco um grave acidente não aconteceu no local. Mais uma vez fica o alerta os ciclistas que devem se conscientizar de seus atos. Antes que aconteça algo mais grave, é hora novamente dos órgãos acima citados se envolveram em uma campanha de alerta, conscientização e até mesmo repressão a tais atos.

PARACATÚ - A convite do Ministério Público, na quarta-feira, 24 pela manhã participei da reunião do “Comitê Gestor do Paracatu” na sala de audiência do tribunal do Júri de Nova Esperança. A reunião presidida pelo Promotor de Justiça dr. Nivaldo Bazoti serviu para apresentar novidades sobre o andamento do projeto de recuperação da Bacia do Paracatu (Ribeirão que abastece a cidade). Contando com representantes da Sanepar, IAP, Município, SUDERHSA, SEAB, EMATER, CREA, Viapar, FANP, DER, acadêmicos de geografia da UEM e imprensa escrita jornais: Noroeste e O Regional. Desde a primeira reunião do grupo em outubro de 2005, acompanhado o projeto e percebo que muito já aconteceu, no entanto muito ainda se tem a fazer. Dr. Nivaldo tem buscando incessantemente a solução para o problema, que na maioria das vezes esbarra na burocracia, falta de recursos e políticas públicas eficazes de preservação e recuperação do Meio Ambiente.

DEDICAÇÃO – HOSPITAL MUNICIPAL - Dias desses devido uma forte dor de cabeça me dirigi ao Hospital Municipal, onde muitas pessoas criticam o atendimento, no entanto o que encontrei lá, não foi um atendimento, mas sim um “acolhimento”. Ao chegar fui atendido pelos profissionais de enfermagem Fátima e Antonio Carlos e a esses deixo aqui registrado meus agradecimentos e parabéns pela dedicação, profissionalismo, atenção e simpatia com me atenderam. A toda equipe do Hospital, direção e corpo clínico meus PARABÉNS!

PARA PENSAR:

“Jesus Cristo é nosso amigo; o Céu inteiro está interessado em nosso bem-estar. Não devemos permitir que as perplexidades e preocupações da vida diária nos obscureçam a mente e nos fechem o semblante. Se nossos pensamentos estiverem focalizados no maravilhoso Amor e na misericórdia de Cristo por nós, esse mesmo espírito irradiará para os outros.” - Ellen White.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...