sexta-feira, 26 de junho de 2009

Reunião define estratégias para assegurar o abastecimento de água do município

Durante a reunião do “Comitê Gestor do Paracatú” foi apresentado o Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacia Hidrográfica

Em reunião realizada na quarta-feira, 24 de junho, na sala do Tribunal do Júri do fórum de Nova Esperança, foram definidas algumas estratégias pelo Comitê Gestor do Paracatu e apresentado o Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacia Hidrográfica.

A reunião programada pelo Ministério Público, através do Promotor de Justiça, dr. Nivaldo Bazoti, contou com a participação de representantes de órgãos públicos e privados, dentre eles a Sanepar, Viapar, IAP, FANP, ONG-Eco Esperança, DER, Emater, Suderhsa, SEAB, CREA-PR, Município de Nova Esperança, Jornais Noroeste e O Regional, Polícia Ambiental Força Verde, Sindicato Rural, UEM, ACINE e Câmara Municipal. A pauta principal foi o assunto das erosões localizadas na Bacia de Manancial do Ribeirão Paracatú, além de propor e analisar ações para a solução conjunta do problema.

Dr. Nivaldo Bazoti - Promotor de Justiça, deu abertura a reunião, cientificando os presentes do andamento do Inquérito Civil Público que trata do assunto, sobre a importância do meio ambiente para a sociedade presente e futura.

O Promotor expôs um breve resumo de todas as atividades já realizadas e discutidas nas outras reuniões, sobre os avanços alcançados desde o início dos trabalhos em 2005. “A parte emergencial foi feita para o combate à erosão que poderia comprometer o acesso da rodovia PR-463 que liga Nova Esperança à divisa do Estado. Hoje estamos preocupados e concentrando esforços junto aos órgãos responsáveis para a conservação do local”, salientou.

GESTÃO AMBIENTAL/ ÁGUA

Em seguida foi passada a palavra a Lorenso Cassaro, que é Químico; Professor da FANP, Especialista em Gestão Ambiental, Gestor Ambiental da Sanepar e Coordenador Regional de Meio Ambiente – Sanepar/Maringá.

Lorenso, informou sobre os passos que foram dados até o momento para solução do problema. Informou sobre a iniciativa do Estado do Paraná sobre a preservação dos mananciais e a importância da participação de todos os envolvidos na preservação do manancial do ribeirão Paracatú.

Através da utilização de recursos gráficos em “data-show”, Cassaro destacou o Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacia. “busquei junto com a área interna da SANEPAR sobre a microbacia de captação das águas pela empresa, determinando a área que seria necessária a intervenção para garantir a qualidade da água captada para a população de Nova Esperança. A grande dificuldade está na inclusão do projeto desenvolvido em algum órgão que possa financiá-lo (Governo Estadual, Governo Federal, entidades participantes do Grupo Gestor)”, frisou.

Dr. Nivaldo, informou sobre a atuação do Ministério Público junto ao Ministério da Integração Nacional e junto aos representantes paranaenses no Senado Federal, Senadores Álvaro e Osmar Dias, solicitando aos mesmos a intercessão junto ao Ministério da Integração Social.

PGAIM

O PGAIM - Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias Hidrográficas foi apresentado pelo representante da EMATER-PR, Ailton Donizeti Silvério, com participação de José Francisco Lopes Junior, funcionário vinculado ao mesmo órgão.

O referido programa, tem o foco principal na água, buscando uma nova forma de política pública, educação ambiental, integração de programas de governo, conservação do solo, parcerias com a sociedade civil, sustentabilidade com gestão estratégica, preservação do meio ambiente. Os municípios que integram a microbacia do Paracatú (Nova Esperança, Atalaia e parte de Presidente Castelo Branco).

Os funcionários da EMATER, utilizaram imagens via satélite, que permitiam uma melhor identificação de toda a extensão da Bacia do Manancial Paracatú. Durante a exposição das imagens, altimetria (altitude), condição e tipo de solo, área de manancial e as culturas existentes, bem como as divisões da zona urbana e rural, estradas e rodovias, foram apresentadas. A importância da apresentação das imagens está na influência que representam na captação da Sanepar.

Ao final da reunião poderes executivo e legislativo, representado pelo vice-prefeito Junior Moser e pelo vereador Fabio Yamamoto se comprometeram interceder junto ao ESTADO e deputados federais e senadores para interceder junto UNIÃO, por verbas para implementação do projeto já idealizado pela Sanepar (cópia do projeto junto à Promotoria e Poder Executivo) com vistas à adequação das águas de chuva do Parque Industrial com transposição até o ponto após captação de água da Sanepar, viabilizando construção de lagoas, galerias e asfaltamento do Parque Industrial de Nova Esperança.



Representantes de diversos órgãos públicos e privados participaram da reunião

Dragagem realizada na Captação da SANEPAR. Ao fundo é possível ver a quantidade de areia retirada do Ribeirão Paracatú, o que assegurou o abastecimento de água no município

Obras de contenção da erosão executadas em 2006 pelo DER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...