quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

::: ENSINO - Osmar Dias defende educação integral



Osmar Dias, líder do PDT no Senado Federal, defende o investimento na educação em tempo integral e na formação técnica de jovens como forma de afastá-los da criminalidade e do vício das drogas. “A prevenção deve começar na escola, na educação, onde a criança e o jovem têm que aprender o que é ser cidadão, o dever e o direito”, afirma.

Na opinião de Osmar, conversa e discurso não resolvem o problema. “Ideologia é a gente colocar na escola uma formação preventiva para evitar que os jovens ingressem no vício das drogas. É tirar um jovem do vício e colocá-lo de volta no seio da família sadio, saudável, pensando em estudar, pensando em trabalhar, pensando em constituir no futuro uma família. Isso é ideologia. Quando você tira um jovem do vício e da droga e devolve esse jovem para a família, esse é um ato ideológico da maior importância”, completou.

Para o líder pedetista, todos os Estados não têm mais o direito de adiar o momento em que mães, pais, a família possam ter um local seguro para onde encaminhar um jovem que tenha sido desencaminhado da vida pelo vício das drogas. “Creio que essa obrigação é do Poder Público. É obrigação do governo porque o Estado deve colocar clínicas de recuperação à disposição da população. Isto tem que ser feito em cada região para que esses jovens não tenham, no descaminho, a desventura de nunca mais poderem voltar a ser saudáveis, com expectativa de qualidade de vida e, sobretudo, com expectativa de viver em família. Também é necessário preparar para os jovens ambientes em que eles se sintam mais responsáveis por aquilo que será o nosso futuro”, disse Osmar.

O senador paranaense acredita que se não for dada aos jovens a oportunidade para que eles façam um curso de qualificação e de capacitação lá na região onde vivem, com foco no potencial regional, é muito difícil segurá-los junto da família. “A escola e os núcleos de capacitação profissional, de qualificação, vão segurar o jovem perto da família Temos que começar com a educação integral para as crianças, continuar com a oportunidade para jovens na escola média fazer o curso técnico, oferecer o cursinho gratuito para os jovens que não têm como pagar o cursinho para ingressar na universidade, oferecer oportunidades, para as crianças e para os jovens. É um sonho que, tenho certeza, se espalhará por todo o Estado do Paraná”, finaliza Osmar Dias.
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...