A enfermeira Isabel Cristina Alixandre Vasconcelos assumiu no dia 31 de dezembro de
A enfermeira é especialista em obstetrícia trabalhando há 17 anos no Hospital Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Graças de Nova Esperança. Isabel já atuou no Programa Saúde da Família na cidade de São Carlos do Ivaí, sendo também professora no curso de enfermagem do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) na disciplina: Saúde da Mulher.
Frente a Secretaria, a enfermeira pretende melhorar ainda mais a saúde da cidade, chegando ao índice de 100%. Isabel fez questão de destacar as melhorias que ocorreram nos últimos anos e a expectativa em relação aos seus trabalhos neste novo cargo.
Na opinião da Secretária, o programa de Estratégia Saúde da Família está sendo bem desenvolvido e hoje conta com 06 equipes. “Precisamos aumentar mais uma equipe para que o trabalho seja aprimorado. Com o Saúde da Família funcionando bem, toda a saúde vai bem. Por ser um programa preventivo ele vai até a população e identifica os problemas de saúde e situações de risco mais comuns aos quais aquela população está exposta; criando um vínculo de confiança, afeto e respeito com as famílias atendidas”, salientou a Secretária de Saúde Isabel Vasconcelos.
Outra meta de Isabel é aumentar o atendimento na parte de obstetrícia. “Hoje as mulheres saem de Nova Esperança para dar a luz a seus filhos em outras cidades. Possuímos apenas um profissional na área, precisamos melhorar esse atendimento com a contratação de mais um médico, além do que O profissional dessa área também orienta a mulher com aconselhamento pré-gestacional e acompanha a saúde do feto, permitindo identificar anormalidades precocemente e que possibilitam intervenções terapêuticas ainda no útero”, frisou Isabel.
A Secretaria Municipal de Saúde já está intensificando o trabalho de combate e prevenção a dengue. “A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os ‘criadouros’ (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixem a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente”, alertou a Secretária de Saúde.
Quanto a Gripe A, as temperaturas aumentaram, as férias de verão chegaram. Mas o vírus H1N1 continua circulando, e os cuidados com a gripe A devem continuar, alerta a Secretária da Saúde. As aglomerações em casas de veraneio, comuns nessa época, podem favorecer o contágio. A gripe A é transmitida pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene ajudam a conter a transmissão do vírus H1N1.
“Se os cuidados tomados no inverno forem mantidos no verão, teremos menos casos da gripe. Além disso, eles previnem outras doenças infectocontagiosas, como conjuntivites, viroses respiratórias, infecções por rotavírus e doenças próprias da infância”, diz a secretária de Saúde, Isabel Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...