quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

::: GRIPE A - Mesmo com o calor, cuidados devem ser mantidos

Hábito de lavar as mãos constantemente deve ser mantido para evitar a doença

As temperaturas aumentaram, as férias de verão chegaram. Mas o vírus H1N1 continua circulando, e os cuidados com a gripe A devem continuar, alerta a Secretaria da Saúde. As aglomerações em casas de veraneio, comuns nessa época, podem favorecer o contágio. A gripe A é transmitida pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene ajudam a conter a transmissão do vírus H1N1.

“Se os cuidados tomados no inverno forem mantidos no verão, teremos menos casos da gripe. Além disso, eles previnem outras doenças infectocontagiosas, como conjuntivites, viroses respiratórias, infecções por rotavírus e doenças próprias da infância”, diz o secretário de Saúde, Gilberto Martin.

A médica infectologista Lúcia Ineida, do Hospital Regional do Litoral, lembra que os cuidados de higiene devem ser acompanhados por uma alimentação correta e pela ingestão abundante de líquidos. “Os pais devem oferecer água ou sucos às crianças constantemente, para evitar desidratações”, diz a médica. Quem já está doente deve redobrar os cuidados, e evitar aglomerações.

ÁLCOOL EM GEL - Lavar bem as mãos com água e sabão é suficiente para eliminar vírus e bactérias. Mas quem quiser pode seguir usando o álcool para a desinfecção. “Água e sabão são extremamente eficientes. Mas, quando não for possível lavar as mãos, o álcool 70%, líquido ou gel, com registro na Anvisa, pode ser usado como alternativa eficaz. O sabonete não precisa necessariamente ser líquido. O importante é que a lavagem seja bem feita, com bastante espuma”, fala Martin.

Depois do repentino aumento no uso de álcool em gel 70% para prevenir o contágio da gripe A, as grandes redes de farmácia de Curitiba registram queda nas vendas do produto. Apenas as pessoas que já tinham o hábito de utilizar o produto antes do surto do H1N1 de 2009 seguem comprando. As vendas começaram a cair em setembro - algumas farmácias não venderam nenhuma unidade do produto em novembro e dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...