Desde o primeiro dia útil de janeiro, os cartórios de Registro Civil do Paraná estão trabalhando com a nova padronização dos dados de registro civil. Trata-se de um documento que traz mais segurança às certidões (nascimento, casamento ou óbito) e facilita a troca de informações entre cartórios de todo o Brasil, ação permitida pela informatização dos dados e pela criação de um número único, denominado matrícula.
Segundo o vice-presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Ricardo Augusto de Leão, a principal mudança em termos práticos é a localização do nome, local de nascimento, nome dos pais e avós.
“A partir de agora essas informações estarão no mesmo local, juntamente com o número da matrícula. Assim os cartórios de todo o Brasil irão “falar a mesma língua’. Isso permitirá que um curitibano, por exemplo, retire uma certidão lá na Bahia com menos burocracia”, explica.
A praticidade na troca de informações será disponível através de um sistema on-line, que permitirá a verificação da autenticidade do documento por meio do número de matricula.
No entanto, aqueles que ainda estão com as certidões antigas não precisam se preocupar. Segundo o vice-presidente, a atualização desses documentos será feita pelos cartórios.
“Não é preciso que o cidadão refaça seus documentos. Essa é uma obrigação dos cartórios. Quem precisar de uma certidão de casamento, passaporte ou até mesmo retirar cédulas de identidade, por exemplo, poderá comparecer nos cartórios para conhecer e exigir a atualização de seu documento”, diz.
Leonardo Coleto - Pr. OnLine
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...