O objetivo do Programa é de contribuir com a educação de crianças e adolescentes
O Programa “A União Faz a Vida” que é desenvolvido em Nova Esperança, em parceria com o Sicredi União-PR e Prefeitura Municipal, com o objetivo de contribuir com a educação de crianças e adolescentes, compreendendo que educar é formar uma pessoa, tornando-a apta a participar do mundo em que vive, de modo a realizar e expandir suas necessidades e potencialidades realizou na quinta-feira, 07 de julho, na ASSERNE 2, a segunda oficina de 2011 com educadores municipais do Programa “A União faz a vida”.
Em Nova Esperança, o Programa está no 4º ano de implantação. Dezenas de professoras participaram da oficina que foi realizada em dois turnos, manhã e tarde.
A equipe da Cooperativa Sicredi União – PR, presente na Oficina estava formada pela assessora do Sicredi, Maria Rosangela Rodrigues de Freitas (Maringá) e a Assessora Pedagógica do programa, Fátima Regina Gouvea Dias (Londrina).
De acordo com a assessora pedagógica do União Faz a Vida, Fátima Dias, a oficina visa estimular e fomentar a participação mais ativa dos professores, com vistas à compreensão dos objetivos, princípios e parecerias envolvidas no Programa. “Acreditamos que a cooperação e o senso coletivo contribuem de forma mais efetiva para o desenvolvimento dos projetos”, destacou.
O objetivo do Programa é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional, ou seja, despertar na criança o espírito empreendedor, e mostrar a força transformadora do trabalho realizado em cooperação e com cidadania.
“Temos a certeza de que o Programa vai romper barreiras não só na educação, mas também mudanças estruturais e conceituais no cotidiano das famílias", afirmou a assessora do Sicredi, Rosangela Freitas.
O desenvolvimento do programa é feito através das oficinas. A assessoria pedagógica (profissional graduado na área de educação, custeado pela Cooperativa Sicredi União), visa dar subsídios aos educadores para incentivam os alunos a criarem projetos e, assim desenvolverem o espírito empreendedor e o trabalho em grupo.
Além da participação ativa dos alunos, o programa também prevê a participação da comunidade (pessoas físicas e jurídicas), como apoiadores dos projetos, promovendo uma maior aproximação e integração entre a escola e a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...