domingo, 31 de julho de 2011

::: MÁ NOTÍCIA - HSBC vai demitir 10 mil funcionários no mundo todo

Cortes ocorrerão no ano que vem

O banco britânico HSBC vai anunciar nesta segunda-feira, na apresentação de seus resultados semestrais, a demissão de 10 mil funcionários no mundo todo, como informou neste domingo o canal "Skynews".
Com 300 mil colaboradores, o banco planeja que os cortes ocorram no próximo ano, como parte da estratégia de seu novo executivo-chefe, Stuart Gulliver, que anunciou em maio um multimilionário plano de economia. Está previsto que o gigante HSBC apresente nesta segunda-feira resultados "decepcionantes" relativos ao primeiro semestre do ano, com lucro bruto de US$ 1,090 bilhão frente aos US$ 1,110 bilhão do mesmo período do ano anterior.
A queda nos lucros pode afetar os outros grandes bancos britânicos. Lloyds, Royal Bank of Scotland e Barclays apresentam resultados semestrais ao longo da próxima semana. A proposta da comissão independente dos bancos britânicos (ICB, na sigla em inglês) de separar os bancos comerciais dos de negócios e o instável clima da economia global afetaram os lucros dos primeiros meses do ano das instituições financeiras britânicas.
As ações do Lloyds e do RBS, dois bancos que receberam intervenção do Governo britânico, caíram 30% e 17%, respectivamente, no primeiro semestre do ano. Já as ações do Barclays recuaram 26% e as do HSBC perderam 14% de seu valor nesse mesmo período. No caso de Barclays, que publicará resultados semestrais na terça-feira, espera-se que anuncie perdas de 24% nos lucros, segundo os investidores Seymour Pierce.

EFE raa/dm

::: PARA MEDITAR - Pedir um Sinal de Deus

Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que Tu realmente me usarás para libertar Israel. Juízes 6:37, NTLH

Há muitos que tomam este episódio do Antigo Testamento como se fosse uma norma para tomar decisões em determinadas situações. O caso de Gideão não foi mencionado na Bíblia com a finalidade de se tornar numa fórmula espiritual.

Quem sabe você também já tenha usado sua “porção de lã” diante de uma situação em que queria ter a segurança de que aquela era a vontade de Deus. Pode ter pensado que uma maneira segura e rápida de tomar uma decisão seria pedir um sinal de Deus.

Alguns são muitos criativos: “Senhor, se quando eu estiver indo para a cidade cruzar com uma caminhonete amarela, isso será sinal de que devo aceitar esse emprego e não o outro.” “Se eu encontrar um lugar para estacionar, é sinal de que Tu queres que eu curse biologia e não fisioterapia.” “Se a estrela piscar uma vez, devo dizer ‘sim’; se piscar duas, digo ‘não’; e se piscar três, é ‘ainda não’.” “Senhor, que ele telefone... que ela envie um e-mail.” Ou diante da decisão de terminar o namoro, dizemos: “Vou escrever ‘sim’ e ‘não’ em dois pedacinhos de papel. O que sair, é o que vou fazer.” Quando o papel está de acordo com o que pensamos, nos apressamos em executar o “plano”. Que bom! Era isso mesmo! Mas quando o papel desafia nossa preferência, levando-nos à decisão que temíamos, colocamos em dúvida o que fizemos. “Será que eu realmente orei com fé? Acho que deveria orar de novo.” E completamos: “Senhor, agora é pra valer.”

Outro motivo pelo qual somos inclinados a pedir um sinal de Deus é a necessidade de fugir às consequências de nossa decisão. Ao pedir um sinal, se as coisas não derem certo, e as consequências forem as que temo, poderei jogar a culpa no processo, não em mim mesmo.

Deus nos deu um cérebro dotado de capacidade de pensar, avaliar e pesar as decisões. Mas quantas vezes, com preguiça de pensar, seguimos um atalho. Queremos colocar Deus dentro de nossos limites e manipular os eventos a nosso favor, conforme nossa vontade.

Hoje, também, mudar de emprego, mudar de curso, escolher o(a) compa-nheiro(a) para toda a vida, são decisões que requerem discernimento, sabedoria e boa dose de entrega. Peçamos a Deus que nos faça submissos e humildes para aceitar Seus planos para nossa vida.
Pr. José Maria Barbosa Silva

quinta-feira, 28 de julho de 2011

::: CONSUMO - Homens bebem cinco vezes mais cerveja do que as mulheres

Os homens consomem cinco vezes mais cerveja e bebidas destiladas do que as mulheres, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise do consumo familiar das pessoas, divulgada pelo Instituto hoje (28), mostra, por exemplo, que todos os dias, 5% da população masculina bebem cerveja.

O levantamento mostra que 63,6% dos relatos atestam que o consumo ocorreu fora de casa, tanto entre a população urbana quanto a rural.

Além da cerveja, também é mais comum o brasileiro consumir outros tipos de alimentos na rua, como é o caso dos salgadinhos industrializados (56,5%), salgados fritos e assados (53,2%), bebidas destiladas (44,7%), pizzas (42,6%), sanduíches (41,4%), refrigerantes diet ou light (40,1%), refrigerantes (39,9%), salada de frutas (38,8%) e chocolates (36,6%).

O mesmo ocorre em relação ao consumo de sorvetes e picolés. Nas áreas urbanas, metade dos entrevistados disse que consome bebidas destiladas fora dos domicílios, enquanto no meio rural, 26,4% ingerem o produto em bares, restaurante e outros locais públicos.

De acordo com a pesquisa, esse hábito de se alimentar e beber em restaurantes, bares e lanchonetes é mais comum entre os homens, exceto quando se trata de consumo de itens como pão integral, biscoito doce, produtos diet e chocolate.

A liderança do sexo feminino no consumo de frutas, legumes e verduras, ainda é insuficiente para equilibrar a alimentação dos brasileiros. De acordo com a análise do IBGE, a população não consome esses produtos na quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Guia Alimentar Brasileiro (do Ministério da Saúde), que seria de 400 gramas por dia. Em contraponto, o consumo de sucos e refrigerantes supera o equivalente a 120 gramas diários.

AB

::: REGIÃO/ ESPORTE - Alto Paraná tem convocados para a Seleção Paranaense de Handebol

Chefe do Departamento de Desportos Prof. Bellini, Leonardo, Prefeito Claudio Golemba, Gabriel e o técnico Adriano

Os atletas Gabriel Hayashi Menegon e Leonardo Bruno Barcellos, foram convocados para a Seleção Paranaense de Handebol sub 15, que disputará o Campeonato Brasileiro de seleções sub 15 que acontecerá na cidade de Poços de Caldas – Minas Gerais durante os dias: 02 a 06 de agosto.
 A equipe está reunida na cidade de Francisco Alves desde quarta-feira, 27 de julho, onde segue até domingo, dia 31 para etapa de treinamentos e viajam para a competição na segunda-feira, 01 de agosto.
“Esta convocação nos motiva a querer sempre mais, no espaço esportivo, e, é a concretização de objetivos tão almejados pelo projeto de handebol desenvolvido em Alto Paraná”, enfatizou o técnico responsável pelo treinamento dos atletas, Adriano Riato. Na ocasião técnico aproveitou a reportagem para agradecer o Prefeito Municipal, dr. Cláudio Golemba e o Chefe do Departamento de Desportos e Cultura de Alto Paraná, prof. José Luiz Bellini pelo constante apoio as equipes de handebol.
 

::: TRÂNSITO - Detran alerta sobre cursos ofertados em sites de compras coletivas

Orientação é do diretor-geral do Detran, Marcos Traad
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) está bloqueando temporariamente os processos de matrícula nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) que ofertam grande quantidade de cursos para primeira habilitação em sites de compras coletivas.

As promoções pela internet descumprem a legislação de trânsito, que determina que a autoescola, ao efetivar a matrícula de um aluno, especifique em contrato o horário, a frequência exigida, prazo de validade do processo, valores e forma de pagamento.

A maior preocupação do Detran se refere à capacidade de atendimento das empresas. A Controladoria Regional de Trânsito do Departamento está chamando as autoescolas que ofertam os descontos coletivos para apresentação dos planos de cursos.

O órgão também recomenda aos consumidores que procurem maiores informações, antes de concluir a compra. "Procure o centro de formação que fez o anúncio e verifique a capacidade da sala onde será dado o curso teórico, o material didático a ser usado, o número de instrutores, a quantidade e as condições dos veículos usados nas aulas práticas e, principalmente, a agenda das aulas. Não esqueça que todo o processo para conquista da habilitação dura um ano", orienta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Com informações da AENotícias.

::: INTELIGENTE - Brasileiro é ouro em Olimpíada Internacional de Informática

Pela primeira vez, um estudante brasileiro conquistou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática. Aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza terminou a competição, que este ano foi na Tailândia, como terceiro colocado geral, com 598 de 600 pontos possíveis.

Mais três brasileiros conquistaram medalhas na olimpíada, todas de bronze. No total de medalhas, o Brasil superou concorrentes como a Inglaterra, França, o Canadá e a Alemanha, equipes com tradição na competição, segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os estudantes brasileiros foram selecionados durante a Olimpíada Brasileira de Informática, organizada pela SBC e pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe do Brasil concorreu com mais de 300 estudantes, de cerca de 80 países.

AE

::: PESQUISA - União civil gay contraria 55% dos brasileiros, diz Ibope

Opiniões variam muito em função da religião, idade e escolaridade
Uma maioria de 55% dos brasileiros é contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Mas o tema divide a população: 52% das mulheres são a favor e 63% dos homens são contra. As opiniões variam muito em função da religião, idade e escolaridade.
A pesquisa, à qual a reportagem teve acesso, foi feita pelo Ibope Inteligência entre 14 e 18 de julho. Foram entrevistados pessoalmente 2 mil brasileiros de todas as regiões, seguindo as cotas de distribuição por idade, sexo e classe de consumo. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os resultados podem ser extrapolados para toda a população.
A decisão do STF coincide com o que pensam os brasileiros com menos de 40 anos e contraria os mais velhos. O apoio à união gay varia de 60% entre os jovens de 16 a 24 anos a 27% entre aqueles com 50 anos ou mais.
A tolerância cresce com a escolaridade. A aceitação da união entre homossexuais é quase a metade entre quem cursou até a 4.ª série do fundamental (32%) em comparação a quem fez faculdade (60%). O mesmo ocorre com as classes de consumo. Nas classes D e E, 62% são contra. A taxa de rejeição cai para 56% na classe C e fica em 51% na soma das classes A e B. Isso se reflete nas diferenças geográficas.
Nada divide mais a opinião dos brasileiros sobre o assunto que a religião. Entre os 60% de brasileiros católicos (50% a 50%) e entre os 12% de ateus/agnósticos (51% de apoio) há um racha de iguais proporções. Entre espíritas e adeptos de outras religiões não cristãs, o apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo chega a 60%.
Quem desequilibra as opiniões contra a união estável homossexual são os evangélicos/protestantes. Com peso de 23% no total da população em idade de votar, eles são esmagadoramente contrários à decisão do STF: 77%. Apenas 23% concordam com os ministros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

::: POLÍTICA 2012 - PT busca candidatos próprios em cidades do interior

Já em Maringá, o presidente do partido no Paraná e deputado estadual Ênio Verri poderá concorrer.
O PT se articula para viabilizar candidatos da própria legenda para disputar a prefeitura das principais cidades do interior do Paraná em 2012. Segundo dirigentes do partido, a previsão é de que até setembro as principais lideranças tenham um quadro mais consolidado sobre as articulações políticas em cada uma das maiores cidades paranaenses para discutir a política de alianças no encontro nacional do partido, que acontecerá em São Paulo.
Entre os cotados para serem candidatos no interior aparece o presidente da Itaipu Binacional Jorge Samek, que é cogitado para concorrer à prefeitura de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Já em Londrina, o partido considera que tem dois nomes fortes para a disputa: da ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Lula, Márcia Lopes; e do deputado federal André Vargas.

Maringá
Já em Maringá, o presidente do partido no Paraná e deputado estadual Ênio Verri poderá concorrer. Outros deputados estaduais cogitados como candidato em 2012 são Professor Lemos, que concorreria em Cascavel, e Péricles de Mello, que já foi prefeito de Ponta Grossa.
Na região metropolitana de Curitiba, o PT quer ainda lançar os vereadores Rui Souza e Onéias Ribeiro como candidatos em Araucária e Colombo, respectivamente. Já em São José dos Pinhais, o partido deve optar por manter o apoio à reeleição do atual prefeito Ivan Rodrigues, que estava no PTB e cogita-se a transferência dele ao PSD. Já em Pinhais, o partido deve relançar Luiz Alves, o Luizão, à reeleição, já que a cidade é a única que o PT administra atualmente na região metropolitana.

Heliberton Cesca - Gazeta Maringá 

::: NA MESA DO BRASILEIRO - Arroz, feijão e café são os itens mais consumidos pelos brasileiros


Arroz, feijão e café são itens garantidos na mesa dos brasileiros. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (28), mostra que esses são os produtos mais consumidos diariamente pela população.

De acordo com o levantamento, os entrevistados consomem, em média, por dia, mais de 182 gramas (g) de feijão, 160g de arroz e 215 mililitros (ml) de café (solução). "O brasileiro toma de seis a sete copinhos de café por dia", segundo André Martins, pesquisador do instituto.

Também estão na relação de itens preferidos pela população na hora de se alimentar o pão de sal e a carne bovina, que foram consumidos por 63% e 48,7% dos entrevistados, no primeiro dia de pesquisa, respectivamente.

Os brasileiros da Região Centro-Oeste do país são os que mais consomem arroz (consumo médio per capita de 195,4g), carne bovina (88,1g) e leite integral (45,4g). No Sudeste, o consumo de feijão (218,1g) teve destaque, assim como o da batata-inglesa (23,2g) e do iogurte, que também são preferências no Sul do país.

A pesquisa do IBGE também mostra que alguns itens são mais característicos de determinadas regiões. No Norte, por exemplo, são comuns as preparações à base de leite, como o mingau, cujo consumo entre os nortistas é muito superior do que entre a população do Sul e Centro-Oeste.

Outro destaque entre as preferências do paladar da população do Norte é o peixe fresco e suas preparações, consumidos em porções médias diárias de 95g, e o açaí, que é consumido em média em quantidade equivalente a 28,4g diárias e quase que exclusivamente nessa região.

Entre todas as diferenças alimentares do Norte e as outras regiões brasileiras, a farinha de mandioca lidera as variações de preferência. Enquanto no Norte, 40% da população consomem diariamente o produto, em porções médias diárias equivalentes a 46,2g, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apenas 5% dos entrevistados disseram comer todos os dias esse tipo de farinha.
AE

::: PRIMEIRA LEITURA - Por que Preciso de Fé?

Então perguntou aos Seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” Marcos 4:40

Às vésperas de um projeto do Unasp voltado para os índios carajás, tive que fazer um voo de Goiânia a São Félix do Araguaia num monomotor Cessna. Era um avião pequeno com capacidade para cinco passageiros, mais o piloto. O avião, que já havia perdido a cor original, lembrava uma sucata de guerra. Os flaps estavam remendados com fita-crepe e o plástico dos bancos estava desgastado. As letras com as indicações de comando estavam apagadas pelo uso. Como passageiro de verdade, apenas eu; os outros dois eram a esposa e a filha do piloto. Diga-me, nessa hora, se você fosse o passageiro, confiaria no avião ou no piloto? Naquele momento, um dos objetos da minha fé (o avião) não era o mais confiável.


A vida é uma série constante de atos de fé. Torcemos a chave da ignição e o carro funciona. Mesmo sem entender a caligrafia do médico, confiamos que ele está nos receitando o remédio certo. Depois, o farmacêutico entra nos fundos da farmácia e traz o remédio que acreditamos vai nos fazer bem. Quando atravessamos uma ponte, acreditamos que ela vai nos sustentar.


Possivelmente, não haja palavra tão falada no meio religioso do que esta palavra pequenininha: “fé”. Peça a dez pessoas uma definição de fé, e conseguirá dez respostas diferentes. Isso significa que elas estão erradas? Não necessariamente. Significa apenas que a fé que cada pessoa tem é uma mistura de sua história de vida, de sua experiência religiosa, de sua personalidade, e outras mil e uma dimensões que nos fazem únicos e diferentes uns dos outros.


A fé é relacional. Há sempre outra pessoa na fé. Deus diz: “Saia dos seus limites e se aproxime de Mim.”


Pode ser que depois de termos estado na presença de Deus, saiamos sem uma resposta às nossas orações. Porém, podemos ter certeza de que Ele continua ao nosso lado, mesmo sem nos dar o que pedimos. Você mede sua fé ou sua vida religiosa pelo número de orações atendidas? Você confia nas orações ou no Deus que ouve as orações? Da mesma maneira, você concordará também que o importante não é o tamanho da fé em si, mas o Deus em quem confiamos.


O educador e orador Patrick Overton disse: “Quando você chega ao fim de toda luz que conhece, e está para dar um passo na direção das trevas do desconhecido, fé é saber que uma de duas coisas acontecerá: ou haverá onde pisar, ou você será ensinado a voar.”


“Senhor, aumenta-nos a fé.”

|Pr. José Maria Barbosa Silva

::: ECONOMIA - Panificadores terão linha de crédito para garantir segurança no trabalho

O governo do Paraná vai abrir uma linha de crédito a juros baixos para atender cerca de 4,2 mil panificadoras e confeitarias paranaenses para garantir que as empresas adequem o parque de equipamentos com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho.

A troca de equipamentos também vai criar milhares de empregos indiretamente. Além da fabricação e do transporte de máquinas, o processo exige adequação de instalações elétricas, hidráulicas e do ambiente de cada empreendimento, bem como cursos de treinamento para capacitação dos operadores.

Os prazos e limites de valores para financiamento e parcelamento dependerão da capacidade de cada empresa e também das necessidades do estabelecimento para atender aos prazos estabelecidos pela legislação para adequar suas máquinas, que variam em proporção ao número de empregados.

Normas

O financiamento deverá ser usado para substituir equipamentos como cilindros — que são responsáveis por mais de 90% dos acidentes de trabalho nas empresas do segmento —, amassadeiras, batedeiras e modeladoras, entre outras máquinas.

Além da adequação dos equipamentos, a normativa estabelece um conjunto de procedimentos obrigatórios nos locais destinados a máquinas e equipamentos, como piso, áreas de circulação, dispositivos de partida e parada, normas sobre proteção de máquinas e equipamentos, bem como manutenção e operação, para garantir condições adequadas de segurança do trabalho.
FW

quarta-feira, 27 de julho de 2011

::: JUSTIÇA - Preservativo em extrato de tomate gera indenização

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) condenou a Unilever a pagar R$ 10 mil, por danos morais, a uma consumidora que encontrou um preservativo masculino dentro de uma lata de extrato de tomate da marca Elefante. A decisão, tomada por unanimidade no dia 29 de junho e divulgada ontem, 26, em julgamento de recurso da empresa, confirmou sentença de primeiro grau.

O fato ocorreu em novembro de 2007. A autora da ação narrou que depois de servir almôndegas no almoço foi retirar da lata o que havia sobrado do extrato de tomate e encontrou o preservativo. Também informou que depois da descoberta ela e a família sentiram náuseas, inclusive com episódios de vômitos.

Na defesa, a empresa alegou que todo o processo de produção e embalagem do extrato de tomate é automatizado e não passa por manuseio humano. Também afirmou que não havia provas de que o preservativo foi inserido na lata durante a produção e lembrou que a perícia foi feito quando a embalagem já estava aberta. Os julgadores entenderam que há etapas da produção acompanhadas por técnicos. Consideraram, ainda, a possibilidade de o objeto estranho estar entre os ingredientes, em etapa anterior à da mistura para o processo de envasamento.
AE

::: COPA 2014 - Fifa divulga datas da Copa do Mundo de 2014: Começa em 12 de junho

Brasil estreia um dia depois e a final será em 13 de julho. Copa das Confederações será de 15 a 30 de junho de 2013

A Fifa divulgou nesta quarta-feira as datas da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013. O Mundial será realizado de 12 de junho, com a cerimônia de abertura, a 13 de julho, com a final. O primeiro jogo será realizado dia 13 de junho, um sábado, com a presença do Brasil. Os locais das partidas e da abertura serão anunciados somente em outubro, em um evento em Zurique, na Suíça, na sede da entidade.
A Copa das Confederações ocorrerá de 15 a 30 de junho de 2013, em cinco sedes, que também só serão anunciadas em outubro. As favoritas para receber a competição são o Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, mas Fortaleza também pleiteia uma vaga.


Vicente Seda, iG Rio de Janeiro

::: SEGREDOS - Este é o novo Fiat Palio 2013

Reprojetado por inteiro, hatch estreia no final do ano no Brasil e quer repetir sucesso do novo Uno


Em 1996, o Palio surgiu com a missão de suceder o Uno e foi o projeto nacional mais ambicioso da Fiat. Só que como carro popular, o Uno não tinha substituto. Em vez disso, o Palio virou uma opção mais equipada e potente de compacto, além de dar origem a uma família de sucesso que inclui o sedã Siena, a perua Palio Weekend e a picape Strada.
Desta vez, a Fiat entendeu o recado dado pelo mercado e tratou Uno e Palio como projetos complementares. O primeiro, conhecido pelo código 327, virou um carro “lúdico”, com visual divertido e proposta de agradar a um público misto, tanto é que possui versões urbanas, com toques off-road e também esportivo – mas sem nenhuma virtude nesses aspectos.

Já o novo Palio, que estreia no Brasil no final deste ano, virou o projeto 326 focado em oferecer um veículo mais esportivo, como mostramos nas ilustrações produzidas com exclusividade para o iG Carros. Ao contrário, do Uno, o Palio continuará a ter uma família numerosa, mas com visual personalizado. O novo Siena, por exemplo, terá linhas mais elegantes para emplacar um caráter executivo no modelo.
Punto com 500
Se no novo Uno, a Fiat criou o chamado estilo “rounded square”, ou quadrado arredondado”, no novo Palio, as formas são mais previsíveis. A fonte de inspiração foi o Punto, seu irmão maior. A carroceria será mais longa e esguia e os faróis, de dupla parábola. A frente exibe uma imensa grade inferior semelhante a do Punto Evo europeu, mas com o friso cromado conjugado ao logotipo da marca, característico do 500.
A traseira também segue a receita do Punto, com lanternas verticais, porém, com a base alargada, num resultado bastante agradável. Assim como outros Fiat, ele terá alguns elementos plásticos aplicados à carroceria como o visto no para-choque traseiro. Sinal da maior qualidade do veículo são as maçanetas de puxar, ao contrário das que equipam o Uno.
Já o interior do novo Palio será uma colagem de itens conhecidos do consumidor. O volante terá o miolo circular como o do Uno, mas com comandos satélites nos raios. O painel de instrumentos será semelhante ao de outros carros maiores, com quatro conjuntos circulares. O console central foi pensado de maneira semelhante ao do Uno, com a parte superior destacada e alojando o rádio. Já na parte inferior, o sistema de ar-condicionado no mesmo estilo do irmão menor.

Em compensação, o acabamento será mais cuidadoso. Um exemplo? Os encostos de cabeça serão articulados e não fixos, como observou o blog Autos Segredos em um flagra. O site ainda notou que o painel será bicolor, combinando preto e cinza.
Motores para todos os gostos
Como tem a missão de ligar os modelos Uno e Punto, o Palio precisará de muitas versões. Por isso, é importante oferecer uma gama de motores variada. Ou seja, o Palio terá desde modelos populares até bem potentes – o 1.0 e o 1.4 Evo do Uno e também o motor 1.6 16V E.torQ nas versões mais caras. Os câmbios manuais e Dualogic também seguem em linha. E até uma versão Sporting é cotada (veja como pode ficar).
Embora compartilhem a chamada plataforma, em outras palavras, os componentes principais como suspensão, sistema de direção, motores e transmissão, o Palio promete ser mais espaçoso, um dos problemas da geração atual, e também mais estável e prazeroso de guiar. Tudo isso para enfrentar uma nova série de rivais como o Hyundai i15, Nissan March e o Toyota Etios, além dos concorrentes tradicionais como o Gol e o futuro sucessor do Celta. Pelo que promete o novo Palio, a Fiat está no caminho certo.
Ricardo Meier - Ig Carros

::: BOM PARA "LAVA-CAR" - Cidade mineira vai multar veículo sujo


Veículos que circularem sujos por Congonhas, na região central de Minas, poderão ser multados a partir de sexta-feira (29). É o que determina decreto da prefeitura, que tenta combater a poeira e a lama de minério de ferro que toma conta da cidade. A justificativa é que os resíduos prejudicam a saúde dos moradores e o patrimônio histórico - constituído por peças como os 12 profetas feitos por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho -, tombado pela Unesco.
Apesar de a intenção ser combater principalmente o pó de minério o decreto do prefeito Anderson Cabido (PT) atinge “qualquer veículo com potencial de causar deposição de resíduos sólidos (restos de minério e outros produtos)” nas ruas. Segundo o prefeito, diariamente o serviço de limpeza recolhe de 5 a 7 toneladas de resíduos e a maior parte é de pó e lama de minério.
A luta contra a poeira em Congonhas é antiga. Há cerca de quatro anos, foi proibido o tráfego de veículos de carga no centro histórico. Mas o problema da poeira continuou e, ano passado, o prefeito pediu ao Ministério Público Estadual (MPE) que entrasse com ação para obrigar as mineradoras - pelo menos quatro atuam em torno da cidade - a limpar os veículos que deixassem as minas em direção ao centro do município.
Mas a medida também não surtiu efeito e a prefeitura agora deflagrou a guerra contra a poeira. A prefeitura conseguiu que as minas sejam mantidas molhadas para evitar que o vento carregue o pó de minério para a cidade. Mas os veículos, de acordo com o prefeito, circulam no interior das minas e depois passam enlameados pelas ruas. “Quando a lama que está na rua seca, vira poeira", lembra Cabido.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Agência Estado)

::: TECNOLOGIA - Tecnologia adotada em Portugal vai dar mais agilidade ao serviço de imigração nos aeroportos brasileiros

Dois portões de reconhecimento, cedidos pelo governo português, foram instalados no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.
A Polícia Federal iniciou ontem, (26) a primeira fase do projeto piloto para adoção de portões eletrônicos (e-gates) de controle migratório no Brasil. O sistema, conhecido como Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (Rapid), pretende tornar mais rápido o procedimento de entrada e saída de pessoas pelos aeroportos internacionais brasileiros.

Para o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, os equipamentos permitirão um controle migratório mais efetivo e um desembarque mais rápido. "Não terá a necessidade daquele quase enfrentamento entre viajante e autoridade migratória do país receptor."

O sistema é automatizado e permite a verificação de todos os dados de segurança do viajante. De acordo com Barreto, é preciso que os estados consigam aliar tecnologia à segurança. "[O Rapid] vai ver se a pessoa tem algum antecedente criminal no exterior, se é foragido internacional, se o passaporte está válido."

Após a validação do documento, o passageiro passa para uma cabine na qual é fotografado. A identidade do viajante é confirmada por meio da comparação entre a fotografia armazenada no microprocesssador (chip) do passaporte com a imagem capturada pelo equipamento de segurança. Confirmada a identificação, o passageiro é liberado para prosseguir no embarque ou desembarque.

O projeto é resultado de um acordo de cooperação entre a Polícia Federal e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal. Barreto disse ainda que o Brasil pretende implantar essa nova tecnologia nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Nessa primeira fase do projeto, apenas brasileiros e portugueses com passaportes diplomáticos ou oficiais com chip instalado poderão passar pelo controle de imigração nos portões eletrônicos. A previsão da Polícia Federal é que, até o fim do ano, os brasileiros que já tiraram o novo passaporte eletrônico (com chip) também possam passar pelos chamados e-gates.

Dois portões de reconhecimento, cedidos pelo governo português, foram instalados no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. A cidade foi escolhida, segundo Barreto, por ter poucos voos internacionais e muitos passageiros com passaportes diplomáticos ou oficiais.

Os e-gates já são usados em Portugal, na Inglaterra e na Austrália. De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, a adoção dos portões eletrônicos simplifica ainda mais as relações entre Brasil e Portugal. "Aliamos coisas que são importantes, como modernidade e segurança. É uma tecnologia que provou funcionar bem na União Europeia."
Agência Brasil

::: (IN)SEGURANÇA - Polícia Militar do Paraná tem déficit de 9 mil homens

O efetivo somado de todas as polícias do Paraná não chega ao número de policiais militares exigidos pela lei que estrutura a corporação, recém-reformulada ano passado. Hoje há 17.473 policiais militares (dos quais 2.729 são bombeiros) enquanto a lei preconiza 26.747, uma defasagem de 9.274 pessoas. Todas as polícias do Estado somadas chegam a um efetivo de 21.427.
O Paraná perde em número de efetivo para o Rio Grande do Sul que tem o tamanho da população semelhante. É um retrato duro que sobrecarrega policiais e toda estrutura da segurança pública, comprometendo a estratégia para conter a criminalidade. Os gaúchos contam com 25.529 policiais militares. Os catarinenses têm o efetivo inferior ao do Paraná, com 11 mil homens. Porém o estado vizinho tem mais de 4 milhões de habitantes a menos.
“Para se ter uma segurança pública respeitante é preciso considerar que é necessário um investimento forte, principalmente, nas polícias”, afirma a advogada representante da seção paranaense da OAB no Conselho Estadual de Segurança, Priscila Placha de Sá.
Segundo o presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai), coronel da reserva Elizeu Furquim, a falta de policiais é ainda mais grave. “Veja o efetivo total da PM e diminua ainda o consumo de policiais lotados no Guatupê, que é alto, o do hospital da PM”, explica. Para Furquim, há uma falta real de policiais que compromete toda estrutura da segurança pública.

Polícia Civil
O déficit de pessoal não atinge só a PM. O número de policiais civis do Estado (incluindo delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas) sofreu redução de 9% nos últimos dez anos, caindo de 3.931 em dezembro de 2000, para 3.572 atualmente. Recentemente, a Gazeta do Povo mostrou que cerca de dois terços dos municípios paranaenses – o equivalente a 270 cidades – não têm um delegado de polícia. Com média 0,9, o Paraná tem uma das piores relações delegado/municípios do país.
“Quando o déficit é assim, os investigadores viram telefonista, carcereiro, entregador e deixam de fazer o trabalho policial. Não é o bastante só recompor [o efetivo], precisamos aumentar e treiná-los constantemente em uma cultura voltada diretamente para os direitos humanos”, afirma Priscila.

Sinclapol espera novo estatuto
De acordo com o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civil do Paraná (Sinclapol), André Gutierrez, o trabalho de investigação está comprometido em todas as delegacias onde há carceragem com preso. “No interior são 303 delegacias com carceragem. São 10.500 presos”, exemplifica.
A solução, para Gutierrez, é a aprovação do novo estatuto da Polícia Civil, onde o efetivo fixo em lei seria elevado para 12 mil. O projeto ainda está em estudo no governo. Além disso, ele acredita que retirar os presos das delegacias dará ainda um reforço dos policiais que estão em desvio de função. “A polícia teria mais mobilidade”. Questionado se algum dia o efetivo fixo seria atingido, o representante da classe responde que o projeto prevê a contratação anual constante durante pelo menos três anos após aprovação. A PM reformulou sua estrutura e aumentou o efetivo no ano passado para 26.747, mas a própria Amai lembra que a corporação nunca atingiu o número anterior de 21.880 policiais.

Integração entre as polícias
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho, a solução imediata passa por uma integração mais intensa entre as polícias. “O Paraná tem 3,5 mil policiais civis. Se somar as guardas municipais, dá quase esse efetivo. Então tem que trabalhar integradamente com essas forças”, explica. Na avaliação do secretário, o efetivo e pouco investimento em segurança foram a herança ruim deixada pelo governo anterior que travam o começo da gestão. “Faltou regularidade no recrutamento de policiais”. Segundo ele, ainda não houve valorização da área de inteligência, que otimizaria os recursos.

Perícias na fila de espera
Há, no Paraná, quase 10 mil exames periciais – fundamentais para a solução de crimes – sem conclusão nas unidades do Instituto Médico-Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) espalhados pelo Paraná. Em outra reportagem recente, a reportagem expôs as falhas nos dois órgão devido, sobretudo, a falta de estrutura e efetivo. No caso do IC, haviam perícias que datam de 1995 em atraso. No IML eram cerca de 3 mil procedimentos em atraso, todos relacionados a exames toxicológicos, que detectam a presença de álcool ou de drogas no sangue. A Secretaria de Estado da Segurança Pública contratou, em um processo seletivo simplificado, em caráter temporário, 38 médicos, 30 auxiliares de perícia e 52 motoristas para compor o quadro defasado.

Delazari defende estruturas
Para o ex-secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, efetivo não é a solução milagrosa para resolver o problema da violência. “Se fosse a solução, bastava contratar mais policiais e estava tudo resolvido”, afirma. De acordo com ele, o efetivo deve ser adequado a qualidade das estruturas das policiais. “Quanto mais estruturas, menos necessidade de um grande efetivo, porque a polícia trabalha com mais eficiência quando tem tecnologia, mobilidade e comunicação”, comenta. Na opinião do ex-secretário do governo Roberto Requião, esses elementos são capazes de fornecer informação, agilidade para antecipar a ação criminosa, evitar o crime ou prender os criminosos. Delazari lembra um problema gerado pelo aumento de efetivo: a falta de verba pública. “Aumento de efetivo gera também problemas salariais. O bolo de verba pública para pagamento de salário não aumenta fácil. Quando se aumenta o efetivo são mais profissionais para dividir essa mesma verba, ou seja, a médio prazo teria um achatamento salarial”. Segundo ele, nos oito anos de governo Requião foram contratados cerca de 10 mil policiais. (DR)

Diego Ribeiro e Kátia Brembatti - Gazeta do Povo

::: MEIO AMBIENTE - Fundo socioambiental oferta R$ 14 mi a projetos de proteção às águas

Instituições públicas e privadas sem fins lucrativos têm até 5 de agosto para inscrever, na Caixa Econômica Federal, projetos para proteção às águas. Também estão abertas duas outras seleções: para projetos na Caatinga e para Gestão de Resíduos Sólidos. No total, o Fundo Socioambiental da CEF pode investir R$ 14 milhões.

Para proteção às águas, a seleção vai apoiar, com R$ 4 milhões, projetos de recuperação florestal, de nascentes e matas ciliares, em bacias hidrográficas nas quais se faça a captação de água para abastecimento humano, de cidades e comunidades. Cada projeto deve ter valor mínimo de R$ 200 mil e máximo de R$ 500 mil. O prazo de execução deve ser de até 18 meses.

Para proteção à biodiversidade da Caatinga, serão destinados R$ 6 milhões. Os projetos, que devem visar a eficiência energética e o uso sustentável, poderão ser entregues até 22 de agosto.

Projetos para Gestão de Resíduos Sólidos de Construção e Demolição podem ser inscritos até 26 de agosto, para acessar recursos no valor de R$ 3,8 milhões. Podem se habilitar consórcios públicos para gestão de resíduos sólidos e prefeituras de municípios com mais de 100 mil habitantes ou instituições vinculadas, responsáveis pela gestão de resíduos sólidos.

Os interessados devem consultar os regulamentos, na íntegra, no site da Caixa.

Fundo Socioambiental

Criado em 2010, tem o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável. O Fundo recebe até 2% do lucro anual do banco para realizar investimentos em projetos sociais – de cidadania inclusiva e geração de trabalho e renda, e em projetos ambientais – de proteção da biodiversidade e para cidades mais sustentáveis.
FW

::: PRIMEIRA LEITURA

"Fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.”
 Hebreus 13:5, NTLH

terça-feira, 26 de julho de 2011

::: LEILÃO - Oportunidades em Mandaguaçu e Nova Esperança nos Leilões Judiciais

  Diversos lotes serão disputados com lances iniciais abaixo do valor avaliado.
As Justiças Estaduais de Mandaguaçu e Nova Esperança agendaram leilões para o fim do mês de Julho e início de Agosto, os pregões deverão atrair muitos interessados devido aos bens oferecidos e ao valor convidativo com lances a partir de 60% do valor da avaliação. No Leilão de Mandaguaçu a expectativa é de negociar nos dias 25/07 e 08/08/11, às 16:00 horas, no fórum, Sítios, terrenos, implementos agrícolas, veículo e outros bens, em que a soma da avaliação destes bens ultrapassam R$ 2 milhões.
Já em Nova Esperança os pregões irão acontecer nos dias 27/07 e 10/08/11, às 13:30 horas, no Fórum onde também serão disputadas diversas propriedades rurais, terreno, veículo, combustíveis e diversos outros bens. As Justiças esperam que todos os lotes sejam arrematados e consequentemente, os processos sejam resolvidos.
A Leilões Judiciais Serrano® enfatiza a importância dos interessados visitarem os imóveis, garantindo maior segurança no fechamento do negócio. Em caso de dúvidas, a Leilões Judiciais Serrano® presta exclusivo atendimento pelo 0800-707-9272 de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 19:00 horas, sábados, domingos e feriados, das 9:30 às 17:00 horas.

Otavio Henrique Kunkel - Assessoria de Imprensa

::: TRÂNSITO - Detran Fácil responde por metade dos atendimentos presenciais

Dois meses após ser lançado, o sistema Detran Fácil já responde por mais da metade dos atendimentos realizados pelo Departamento de Trânsito do Paraná a usuários que precisam fazer a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva. O sistema permite realizar todo o processo pela internet, facilitando a vida do usuário e ampliando a capacidade de atendimento nas unidades do Detran.
Desde o lançamento do sistema, em maio, 10,5 mil pessoas deixaram de se deslocar até as unidades do Detran para fazer os documentos. Ao todo foram recebidas 2.574 solicitações de segunda via de carteira de habilitação, 6.285 pedidos de CNH definitiva e 1.582 requisições para segunda via de CRLV.
“Estamos satisfeitos com os resultados, que cumprem a orientação do governador Beto Richa de facilitar a vida dos motoristas”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Junto com a Companhia Paranaense de Informática, a Celepar, estamos desenvolvendo ferramentas para outros tipos de documentos pela internet, incluindo a Permissão Internacional de Dirigir”, adianta ele.
RAPIDEZ – Vale lembrar que a entrega do documento solicitado pela internet é feita na casa do motorista, pelos Correios. “Muitas pessoas ainda acham que o Detran Fácil é apenas uma forma de dar entrada na documentação, mas não é. O cidadão não precisa buscar nada no Detran, pois a CNH e o CRLV serão enviados para o endereço cadastrado pelos Correios no prazo máximo de 10 dias” explica o gerente de desenvolvimento de soluções da Celepar, Fernando José Fendrich.
Além de atender os usuários do sistema online, o Detran Fácil desafoga as unidades de atendimento, aumentando a capacidade de prestação dos serviços que exigem a presença do cidadão num posto do Departamento. Ou seja, os funcionários deixam de atender os processos que agora são virtuais e podem receber mais pessoas, com agilidade e rapidez.

COMO USAR – Os serviços on-line estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br. Basta clicar no link Detran Fácil, no lado direito da tela. Depois, o motorista deve preencher o protocolo com seus dados, imprimir e pagar a guia de recolhimento. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente. Depois de confirmado o processo, o Detran emite a CNH ou o CRLV e envia ao endereço do condutor pelos Correios.
Os preços para emissão continuam os mesmos: R$ 46,48 para segunda via da carteira de motorista e para a CNH definitiva e R$ 30,99 para segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.
Agência Estadual

::: POLÊMICA - Campanha do Desarmamento recebeu mais de 10 mil pedidos de indenização

Em pouco mais de dois meses, o Banco do Brasil (BB) já liberou cerca de R$ 1,1 milhão para pagar 10,4 mil pedidos de indenização a quem entregou armas nos postos de coleta da Campanha Nacional de Desarmamento. A informação foi divulgada hoje (25) pela assessoria de imprensa do banco. As indenizações da campanha, este ano, estão sendo pagas de forma mais rápida, nos terminais de autoatendimento. O anonimato é garantido aos cidadãos que entregaram armas em troca de valores que variam de R$ 100 a R$ 300.

Quem entrega uma arma para o Estado recebe um documento com números de protocolo e senha para sacar a indenização nos terminais de autoatendimento. Basta acionar qualquer tecla do terminal eletrônico, selecionar a opção "Campanha do Desarmamento", preencher os campos próprios do protocolo, digitar a senha, aguardar a confirmação de valor e sacar o dinheiro.

Agência Brasil

::: AUXÍLIO - União poderá pagar auxílio-funeral para famílias carentes

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 561/11, do deputado Lindomar Garçon (PV-RO), que obriga a União a conceder auxílio-funeral às famílias com renda mensal, por pessoa, igual ou inferior a um salário mínimo. A proposta acrescenta um dispositivo na Lei Orgânica da Assistência Social (8.742/93).

O deputado explica que o objetivo do projeto é retirar a obrigação do pagamento do auxílio dos estados e municípios, que hoje arcam com as despesas de funeral para pessoas carentes.

Garçon lembra que até a promulgação da Constituição, o auxílio-funeral era considerado um benefício previdenciário, e custeado pelos cofres federais. A partir daí ele passou a ser classificado como benefício de assistência social, mas sem uma fonte permanente de recursos.

A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Agência Câmara

::: JUDICIÁRIO - Juízes paranaenses têm a terceira maior carga de trabalho do país

Cada magistrado do estado é responsável por 8.193 processos, em média. Taxa de congestionamento é a segunda maior do país

Os juízes de primeiro grau da Justiça Estadual do Paraná têm a terceira maior carga de trabalho do país, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O relatório Justiça em Nú­­meros de 2009 – o levantamento mais recente – mostra que há uma média 8.193 processos por magistrado. É como se cada juiz tivesse de analisar 40 processos por dia para dar conta de todo o trabalho (um ma­­gistrado trabalha cerca de 200 dias por ano, cinco dias na semana). Na média nacional são 6.163 processos por magistrado, o equivalente a 30 processos diários por juiz.
O relatório revela ainda que a taxa de congestionamento (processos que aguardam julgamento) do estado, no primeiro grau da Justiça Estadual, é a segunda mais alta do país – perde apenas para o Piauí, que apresenta índice de 85%, contra 80% no Paraná. Isso significa dizer que, no Paraná, de cada 10 processos que tramitaram em 2009, apenas dois foram finalizados. A média nacional de congestionamento da primeira instância da Justiça Estadual é de 62%.
O Paraná é, ainda, de acordo com o estudo, o 10.º estado com a pior relação de juízes por habitante na Justiça Estadual, ficando abai­­xo da média nacional. São 5,8 magistrados a cada 100 mil habitantes no estado. No Brasil, a média é de 5,9. Em todo o país, levando-se em conta as Justiças estaduais, Fe­­deral e do Trabalho, há 8,4 ma­­gis­­trados a cada 100 mil habitantes. Em comparação com outros países, a taxa brasileira está abaixo da média. Em 2009, a Espanha possuía 10,1 magistrados; a Itália, 11 ma­­gistrados; a França, 11,9; e Por­­tugal, 17,4 magistrados por 100 mil habitantes.

Ligação
Somada à abertura para o cidadão buscar os seus direitos a partir da Constituição de 1988, todos esses dados estão profundamente ligados e acabam por resultar em um fenômeno bem conhecido pelos brasileiros: uma Justiça cada vez mais lenta. A falta de magistrados faz com que juízes acumulem processos, tenham uma carga de trabalho pesado e, consequentemente, cresça a taxa de congestionamento. É um círculo vicioso.
“A falta de juízes no Paraná é um fato que não podemos deixar de reconhecer”, afirma o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto. “No Paraná precisamos de, no mínimo, o do­­bro de juízes. A lentidão no an­­da­­mento dos processos tem como uma das causas a insuficiência de magistrados”, afirma o presidente da seccional Paraná da Ordem dos Advo­gados do Brasil (OAB-PR), José Lúcio Glomb. Em 2009, o Paraná tinha 617 juízes estaduais. Hoje, são 711.
Para contornar a situação no Paraná e no país, o diretor da As­­sociação dos Magistrados Brasi­leiros (AMB), juiz Edison Brandão, defende que se contratem mais assessores para auxiliar os magistrados. “Aumentar o número de juí­­zes no Brasil é irreal porque tem um custo altíssimo. Não adianta só criar cargo para mais juízes. Exige-se toda uma estrutura por traz, com novas varas, funcionários, se­não não adianta”, afirma. “Temos que usar melhor o que já temos”, complementa. Kfouri Neto também revela a preocupação em apenas se aumentar o número de magistrados. “Não adianta juiz sem estrutura”, diz.
Já Glomb defende que o quadro de magistrados seja aumentado para que as decisões não sejam feitas por assessores. “Não precisamos que o juiz seja apenas um gerente de gabinete.” Segundo ele, o quadro pode piorar ainda mais com a disseminação do processo eletrônico. “Haverá uma tendência de o processo ser encaminhado mais rapidamente ao juiz. Não dormirá nas prateleiras. E das duas uma: ou se aumenta o número de juízes para dar conta do trabalho ou essa importante função pode acabar sendo terceirizada para assessores, o que é um perigo. Quem julga é o juiz.”

Primeiro grau da Justiça Estadual é a mais prejudicada
O presidente da seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), José Lúcio Glomb, diz que a Justiça Estadual é a mais próxima do cidadão, mas ao mesmo tempo a mais prejudicada pela falta de juízes. “É na Justiça Estadual que residem os maiores problemas.” O diretor da Escola da Magistratura do Paraná (Emap), Fernando Prazeres, é específico ao afirmar que o problema está no primeiro grau da Justiça Estadual. “Ela está inviabilizada por falta de planejamento do poder Judiciário. Os problemas sempre foram pensados de forma casuística. Quando entrei, há 25 anos, tínhamos 21 varas cíveis [em Curitiba]. Hoje temos 23”, afirma.
Glomb e Prazeres reconhecem que a Justiça Estadual vem recebendo melhorias nos últimos tempos. Só neste ano houve a instalação de 14 varas. Outras 12 devem ser instaladas até o fim do ano. Antes disso, a última havia sido instalada em 1996. A falta de planejamento dos últimos anos, porém, faz com que se tenha um longo percurso para recuperar o tempo perdido. De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto, mesmo assim, a perspectiva é positiva. “O Judiciário faz um esforço dentro da limitação do orçamento, mas teremos um aumento do orçamento e a tendência é melhorar no ano que vem, com a instalação e criação de varas”, afirma.

Themys Cabral

::: PRIMEIRA LEITURA

Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho O verá
 Apocalipse 1:7

segunda-feira, 25 de julho de 2011

::: APOSENTADOS/ INSS - Revisão do Teto Previdenciário nas Emendas Constitucionais nº 20/1998 e 41/2003

O Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência Social (MPS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o Ministério da Fazenda (MF) e a Advocacia Geral da União (AGU), reconheceu o direito à Revisão do Teto Previdenciário, em decorrência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no RE 564.354/SE, após análise de caso concreto de um segurado. A revisão tem por objetivo a recomposição, nas datas das Emendas Constitucionais nº 20/1998 e 41/2003, do valor dos benefícios limitados ao teto previdenciário na sua data de início.

Entenda a Revisão
Foram selecionados, para a análise da revisão, os benefícios com data de início no período de 05/04/1991 a 31/12/2003, que tiveram o Salário-de-Benefício limitado ao teto previdenciário na data da concessão bem como os benefícios deles decorrentes.

NÃO terão direito à revisão, dentre outros, os benefícios:
  • com data de início anterior a 05/04/1991 e posterior a 31/12/2003;
  • com valor do Salário-de-Benefício não limitado ao teto previdenciário na data da concessão;
  • precedidos de benefícios com data de início anterior a 05/04/1991;
  • de valor equivalente a um salário-mínimo;
  • assistenciais - Benefício de Prestação Continuada - BPC/LOAS;
  • concedido aos trabalhadores rurais.
Consulta à lista
  • Clique aqui para consultar a lista dos benefícios selecionados para a revisão
  • MPAS

::: ESPORTE - Jogos Militares não mobilizaram brasileiros

Os organizadores dos Jogos Militares asseguravam que a competição, encerrada ontem, seria tão ou mais expressiva que o Pan do Rio de Janeiro, em 2007, por receber atletas do mundo inteiro e não apenas do continente americano. Mas o evento, diferentemente do Pan, não mobilizou tanto os cariocas, apesar de os ingressos teriam sido distribuídos gratuitamente.

Especialmente nos esportes de menor apelo, o público era formado, em sua grande maioria, por integrantes das delegações que iam prestigiar os atletas do seu país. Nas modalidades mais badaladas como vôlei, basquete e judô, foi incomum ver as arquibancadas lotadas, principalmente em dias úteis.

Tropa de aluguel

Reforçado por muitos competidores de alto rendimento que assinaram contrato temporário com as Forças Armadas para disputar os Jogos, o Brasil conseguiu pela primeira vez ficar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Terminou com 45 de ouro, 33 de prata, e 36 de bronze. A China encerrou os Jogos na segunda colocação e a Itália, em terceiro.

::: ESPORTE - MORADOR DO CONJUNTO NOVA ESPERANÇA É CAMPEÃO PARANAENSE DE ATLETISMO


Cleiton Cezário Abrão (Nardo), 21 anos, morador do Conjunto residencial Nova Esperança (saída para o distrito de Barão de Lucena) é destaque nas provas de atletismo das quais participa.
            Mesmo sendo considerado atleta da categoria sub 23, “Nardo” (como gosta de ser chamado) foi campeão da categoria adulto nas provas de 800 metros rasos e 1500 metros rasos (meio fundo) e três mil metros com obstáculos (fundo), realizadas em Campo Mourão, entre os dias 16 e 17 de julho.
            Competidor há mais de 05 anos, o atleta já conquistou 10 vezes o campeonato paranaense, foi 09 vezes vice-campeão e por 10 ocasiões ficou como terceiro colocado, em provas diferentes nas categorias juvenil, sub 23 e adulto.
            O atleta compete pela cidade de Paranavaí, onde disse à reportagem encontrar melhor estrutura e apoio.
            A nível nacional foi 02 vezes 4º colocado e 01 vez quinto colocado nas três categorias que disputa.
            “Nardo” já competiu com nomes famosos como Elenilson Silva, Wanderley Cordeiro de Lima e se orgulha em ter no currículo o mérito de já ter vencido diversos atletas quenianos, considerados os melhores do mundo.
            Estudante do 2º ano de Educação Física pela Fafipa, “Nardo” acumula em sua galeria mais de 30 troféus e 60 medalhas e isto é só o começo de uma carreira que promete ser muito promissora.
            O competidor vai participar, entre os dias 03 e 07 de agosto, do Troféu Brasil de Atletismo, Torneio, que será realizado em São Paulo e que conta com a presença de atletas de várias regiões do país.
            A campeã olímpica Maurren Maggi, atleta do São Paulo, estará na disputa. Além dela, o evento deve contar com a presença de pelo menos 800 atletas defendendo mais de cem clubes de todas as regiões do país, sendo um torneio bastante diversificado.          Outras atrações como a cearense Ana Cláudia Silva, detentora do recorde sul-americano dos 100m; o gaúcho Fabiano Peçanha, medalhista nos 800m no Pan; o fluminense Nilson André, número 1 do país nos 100m e o  paulista Fábio Gomes da Silva, 3º do mundo no salto com vara em 2011, estão na listas de atletas que marcam presença na competição.
           

Texto:
Alex Fernandes França - Jornal Noroeste
Foto:
José Antônio Costa

::: PRIMEIRA LEITURA - Pecador nº 1


Contudo a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim. 1 Timóteo 1:14

Como podemos explicar a mudança repentina e ao mesmo tempo tão maravilhosa que acontece na vida das pessoas? Talvez você mesmo seja uma demonstração disso.

Nos versos anteriores ao texto de hoje e em várias ocasiões nas quais Paulo falou de sua vida anterior, ele confessou: “Fui blasfemo, perseguidor e insolente” (v. 13). “Dava o meu voto contra eles [os cristãos]” (At 26:10). “Perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la” (Gl 1:13). Mas viu a si mesmo como supremo objeto da graça de Deus. Tanto que teve confiança em dizer: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” (1Tm 1:15). Paulo nunca perdeu de vista o fato maravilhoso de que Deus o redimiu.

Em meus anos de ministério e em visitas às igrejas, encontrei muitas pessoas que haviam se convertido já como jovens ou adultos. Uma interrogação e uma mágoa pesava sobre eles ao se lembrarem do que tinham feito antes de conhecer a Cristo. Alguns tinham sido alcoólatras, dependentes químicos, ladrões, prostitutas, homossexuais e assassinos. Outros haviam se envolvido com o ocultismo. Não esqueciam facilmente o que tinham feito. Mas a graça de Deus foi ao encontro deles. Entregaram-se a Cristo. E hoje vivem vida renovada. São novas criaturas em Cristo Jesus.

Mesmo assim, ao mencionar o exemplo de Paulo para eles, alguns diziam: “Ah, pastor, eu sou pior! Fui longe demais. Nem posso contar ao senhor.”

Escute, hoje é um dia comum da semana. Quem sabe você esteja se sentindo um pecador miserável. No fundo do poço. Não desanime. A graça de Deus está indo ao seu encontro. A graça da qual disse Paulo: “transbordou sobre mim” (1Tm 1:14).

Creio que não haja melhor palavra para traduzir a provisão da graça de Deus do que o verbo “transbordar”. Traz a ideia de alguma coisa que vai exceder nossa capacidade de medir. Alguma coisa que não vai faltar; que podemos pegar à vontade – quanto e quando quisermos.

Quantos de nós já vimos fontes jorrando da montanha ou borbulhando do chão, ou fontes menores espraiando-se pelos campos, esverdeando a paisagem, trazendo vida, tornando o rio mais forte?

A graça de Deus não é servida em colherinha de chá, nem em pitadas, menos ainda em conta-gotas. Nem é como tentar se banhar em um copo d’água, mas debaixo de uma fonte gigante que jorra exuberante e permanentemente.

O convite é para que nos banhemos na graça de Deus.
Pr. José Maria Barbosa Silva

sexta-feira, 22 de julho de 2011

::: COPA AMÉRICA - Árbitro brasileiro apitará a decisão da Copa América


O Brasil estará na final da Copa América. Pelo menos na arbitragem. Nesta quinta-feira (21), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu que o brasileiro Salvio Spínola Fagundes Filho será o árbitro da decisão entre Uruguai e Paraguai, no domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Nesta Copa América, o árbitro apitou duas partidas. A primeira foi o empate sem gols entre Argentina e Colômbia, em Santa Fé, pela segunda rodada do Grupo A. Depois, comandou o duelo entre Chile e Peru, pela terceira rodada do Grupo C, que aconteceu em Mendoza e foi vencido pelos chilenos por 1 a 0. Neste jogo, expulsou um jogador de cada seleção: o peruano Carmona e o chileno Beausejour.

Em 2009, Salvio Spínola trabalhou em um jogo de cada finalistas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, que foi realizada da África do Sul. Em setembro, foi até Assunção para apitar a partida que o Paraguai derrotou a Argentina, por 1 a 0, e se classificou ao Mundial. Um mês depois, esteve em Quito na vitória do Uruguai sobre o Equador por 2 a 1.

::: COTIDIANO - Para brasileiro, cor e raça influenciam principalmente no trabalho, aponto IBGE

Uma nova pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (22) aponta que a maioria dos brasileiros acredita que a raça exerce influência importante em suas vidas --principalmente em relação a mercado de trabalho.
Denominado “Pesquisa das características étnico-raciais da população: um estudo das categorias de classificação de cor ou raça”, o levantamento considera informações de 2008 coletadas nos Estados do Amazonas, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal em uma amostra de 15 mil domicílios. Ao todo, foram utilizadas cinco categorias de classificação de raça adotadas pelo instituto --branca, preta, parda, amarela e indígena --, além de “morena” e “negra”.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos entrevistados, 63,7%, avaliou que a cor ou raça influencia em suas vidas, sobretudo entre os pesquisados do DF --77%, e menos entre os do AM –54,8%. Em todos os Estados, por sinal, mulheres e pessoas entre 25 e 39 anos sobressaíram nessa resposta.
Já o percentual de brasileiros para quem a cor ou raça influencia principalmente no trabalho chegou a 71%, seguido dos que apontaram a “relação com justiça/polícia” (68,3% dos entrevistados), “convívio social” (65%), “escola” (59,3%) e “repartições públicas” (51,3%).

Estratificação e metodologia

Do universo fechado de entrevistas, 96% das pessoas ouvidas afirmaram que sabem fazer sua autoclassificação no que diz respeito a cor ou raça. A maioria, 65%, utilizou uma das cinco categorias de classificação do IBGE: branca (49,0%), preta (1,4%), parda (13,6%), amarela (1,5%) e indígena (0,4%), além de “morena” (21,7%) e “negra” (7,8%).
O Amazonas teve o menor percentual dos que se autoclassificam “brancos” (16,2%) e o maior de “morenos” (49,2%). Já o maior percentual da resposta “negra” foi no Distrito Federal (10,9%), onde as respostas “branca” e “parda” tiveram proporções iguais (29,5%).
As entrevistas foram feitas com uma pessoa por domicílio, e 15 anos ou mais de idade, e se basearam na identificação do entrevistado a partir de uma pergunta aberta sobre como se autoclassificavam sobre cor. Os pesquisadores também indagaram a origem familiar (africana, européia, do Oriente Médio, entre outras) e se o entrevistado se reconhecia com uma série de alternativas de identificação (afro-descendente, indígena, amarelo, negro, branco, preto e pardo), além de levantar informações sobre educação e inserção ocupacional do pai e da mãe da pessoa entrevistada.

Do UOL Notícias
Em São Paulo