Na Alep, deputado apresenta números que confirmam bom desempenho das finanças do Estado no primeiro semestre e questiona eficiência e competência da gestão Beto Richa
O deputado estadual Enio Verri (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa, criticou duramente o governo Beto Richa (PSDB) pelo “choque de paralisia” que a gestão está aplicando no Paraná. Na tribuna nesta quarta-feira (24), Verri apresentou números que confirmam o bom desempenho das finanças do Estado no primeiro semestre e ressaltou que a agenda do governo Richa é pautada pela lógica eleitoral e política, e não pelas necessidades da população.
De acordo com o parlamentar, a receita corrente liquida do Estado aumentou 11,7% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2010. Verri também mostrou que o resultado primário (diferença entre receita e despesa) do Paraná nos primeiros seis meses foi 12% maior do que o mesmo período do ano passado. O número representa crescimento de R$ 1,8 bilhão na arrecadação.
“O governo errou ao diagnosticar o caos nas finanças. Esta análise comprometeu seriamente os investimentos e paralisou o Estado. Em vez do choque de gestão, o governo está dando um ‘choque de paralisia’ no Paraná. Onde está a eficiência e a competência na gestão do governador Beto Richa?”, questionou.
O parlamentar ainda apresentou outros índices que confirmam a boa saúde financeira do Governo. Os números levantados pelo corpo técnico da oposição mostram que os recursos provenientes do Fundo de Participação dos Estados (FDE), do governo federal, foram 29% maiores no primeiro semestre de 2011 em relação a 2010. Já a arrecadação em ICMS pelo governo cresceu 10% no mesmo período.
“O governo Richa exalta os problemas do Paraná na área da saúde, da segurança, diz que que Estado está quebrado, que não é possível fazer muita coisa. Mas a realidade é muito diferente, o balanço financeiro do primeiro semestre mostra o contrário. O Estado está registrando um aumento considerável na arrecadação, existe sim dinheiro em caixa, os números comprovam isto”, disse.
Segundo Verri, a estratégia governista é criar um cenário negativo, resguardando os cofres do Estado para os invesimentos em 2012, ano de eleições municipais. “É a lógica política e eleitoral, não a lógica de trabalhar para resolver o problemas da população”, constatou.
Sanepar – Ainda na sessão desta quarta, o líder da oposição voltou a criticar o governo pelo aumento de cargos comissionados na Sanepar. Verri lembrou que, em março, a estatal reajustou em 16% os valores das tarifas. Em maio, de acordo com o parlamentar, o Conselho de Administração da empresa autorizou a criação de 30 novos cargos comissionados políticos. “Esta é a síntese do governo Beto Richa: aumenta a tarifa de água e aumenta os cargos políticos”, afirmou.
Assessoria de Imprensa: Renato Sordi
Foto: Nani Gois/Alep
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...