sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

::: CNBB - Reality show atenta contra dignidade

"Alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira." A afirmação está em documento do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB). Após destacar "o papel desempenhado pela TV" no país e seu "valor cultural e moral", os bispos atacam os programas que são "um mal na sociedade".

A CNBB reconhece a liberdade de expressão, mas afirma que esta "não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a sociedade".

Além de se dirigir às TVs, os bispos alertam os anunciantes sobre a "associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores".

O reality show de maior audiência da TV brasileira é o Big Brother Brasil, da Globo. Na Record, o reality A Fazenda é o mais visto.

Emissoras

Em nota, a Globo diz que é "emissora laica, com uma visão de cultura e mesmo de comportamento social e moral que não segue preceitos religiosos", e destaca o direito de escolha do telespectador. A Record diz que seus programas "respeitam participantes e telespectadores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...