sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

::: TRABALHO - Páscoa abre 4,3 mil vagas no Paraná

A data só perde para o Natal no número de contratações temporárias. Previsão é que 70 mil postos sejam abertos em todo o país, 10,5% a mais que no ano passado
                                                           Albari Rosa / Gazeta do Povo
A promotora Camila Araújo Dutra, que está trabalhando em um supermercado: dezenas de trabalhos temporários no currículo

Duas folhas do calendário serão viradas antes que chegue a Páscoa, marcada para o dia 24 de abril, mas o mercado de vagas temporárias já está aberto. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), 70 mil postos serão abertos em todo o Brasil, 10,5% a mais do que o ano passado. Deste total, 16 mil vagas são para as indústrias de produção de chocolates, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
A expectativa é que o Paraná absorva perto de 4,4 mil vagas temporárias, ou 6,3% do total nacional, atrás de São Paulo (30,3%), Minas Gerias (11,2%), Rio de Janeiro (7,6%) e Rio Grande do Sul (6,7%). Somente a empresa Pró Eventos, que há 23 anos contrata promotores temporários, está trabalhando para preencher 2,5 mil vagas em todo o estado.

Normalmente a oportunidade é ligada a chocolate. Mas empresas de outros segmentos acabam fazendo promoções e precisam de temporários também”, explica a diretora da empresa, Débora Mattos de Macedo. “O mercado está com muita oferta e a mão de obra está escassa. Só não trabalha quem não quer.”

Contratações
A fábrica de chocolates Barion, de Colombo (região metropolitana de Curitiba), vai contratar 80 pessoas, sendo 50 vagas para a linha de produção e outras 30 para a área comercial. Junto com os atuais 240 funcionários, o grupo será responsável pela fabricação e venda de 750 mil ovos de chocolate. “Já é uma tradição contratarmos para reforçar a equipe e podermos alcançar as metas”, diz Rommel Barion, diretor da Barion e vice-presidente da Abicab.
A Kraft Foods, que tem fábrica em Curitiba, abriu cerca de 6 mil vagas para pontos de vendas, e 1,1 mil pessoas já foram contratadas para a linha de produção. A Nestlé iniciou a contratação de 4 mil temporários e a Cacau Show oferece, a partir deste mês, 3,1 mil vagas.
Milhares de vagas também serão abertas no comércio. Segundo o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso, as lojas de shoppings contribuem diretamente para o segmento. “O número de lojas em shopping cresce mais que o de lojas de rua. A contratação de temporários está ocorrendo em alto volume.”

Trabalho em família
Camila Araújo Dutra, 19 anos, sabe bem como funciona o mercado de temporários. A primeira experiência foi em dezembro de 2008, quando chegou a Curitiba, vinda do Norte do estado com a família. Desde então, ela contabiliza dezenas de trabalhos no currículo. Hoje ela é promotora de abordagem e degustação em um grande supermercado da cidade. “Minha mãe fazia e acabei indo com ela à agência. Ela ainda faz alguns. Meu padrasto e meu namorado também faziam e acabaram sendo efetivados”, diz.
Recém-formada em um curso técnico na área de eventos, Camila diz que só não foi efetivada porque recusou diversas ofertas. A prioridade era terminar o curso – e os horários flexíveis dos trabalhos temporários permitiam dedicação aos estudos. “Durante todo o curso, fiz trabalhos temporários porque encaixavam com o meu horário. A flexibilidade foi fundamental”, explica. “Além disso, tive a oportunidade de conhecer pessoas e lugares novos. O salário é interessante também”. Agora, com o curso concluído, Camila pretende encontrar um trabalho definitivo.

Carlos Guimarães Filho - GP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...