segunda-feira, 8 de agosto de 2011

::: ESPAÇO ABERTO/ FOLHA DE LONDRINA - Sábado está na Bíblia, o domingo não

Tan­to no An­ti­go, quan­to no No­vo Tes­ta­men­to, o sá­ba­do es­tá pos­to co­mo um me­mo­rial da cria­ção e da re­den­ção de ­Deus

É comum ouvir por aí que a ressurreição de Jesus mudou o dia de descanso do sábado para o domingo. Será que se pode encontrar na Bíblia Sagrada tal afirmação? Em que se fundamenta o sábado e onde está a origem do domingo? Eis a questão.

Uma análise simples da Bíblia sugere que o sábado está contextualizado dentro dela. Tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, o sábado está posto como um memorial da criação e da redenção de Deus, respectivamente. A começar por Gêneses 2:1-3, onde está escrito que após a obra da criação o Senhor Deus descansou, abençoou e santificou o sétimo dia, fato lembrado pelo apóstolo Paulo em Hebreus 4:4, quando ele diz que ''porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia de todas as obras que fizera''.

O sábado também é um dos dez mandamentos da Santa Lei de Deus, Êxodo 20:8-11, onde Ele diz: ''Lembra-te do dia do sábado para o santificar...''. Em Ezequiel 20:12 e 20 é mencionado que o sábado é um sinal entre Deus e seu povo. No Novo Testamento Jesus nos diz em Mateus 5:17: ''Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir''. E acrescentou no verso 18: ''...até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra''.

É claro que Jesus veio pôr fim na lei cerimonial relacionada com a matança de animais que apontava para o Seu sacrifício. Paulo fala em suas epístolas das duas leis: a moral e eterna (os dez mandamentos) Romanos 3:31 e 7:12, e a cerimonial e temporária (os dias de festas - lembrando que esses dias eram chamados também de sábado - e os sacrifícios de animais) Colossenses 2:16-17.

Mesmo após a morte de seu filho Jesus, Maria continuou guardando o sábado, juntamente com os discípulos, como está relatado em Lucas 23:53-56: ''... e, no sábado, descansaram, segundo o mandamento. xv, 56''. Se Jesus tivesse a intenção de mudar o sábado para o domingo com a sua ressurreição, por que haveria Ele de ter deixado sua própria mãe desavisada?

Lucas 4:16 e 31 afirma também que era costume de Jesus ir à sinagoga aos sábados. Alguns anos depois da ressurreição e ascensão de Cristo, está registrado em Atos 13:42-44; em Atos 16:12-13 (lugar onde nem tinha igreja construída); em Atos 17:2 (também costume de Paulo); e em Atos 18:1-4; Hebreus 4:4, e em Apocalipse 1:10, que o sábado continuava sendo o Dia do Senhor, como Ele mesmo havia dito em Marcos 2:27-28 ''...que o Filho do Homem é Senhor também do sábado''.

Quem disse que Jesus não guardava o sábado por fazer curas neste dia, e que não era o Filho de Deus de acordo com João 9:16? Resposta: os fariseus. De acordo com Hebreus 4:15 Jesus não pecou. Em I João 3:4 diz que ''pecado é transgressão da lei'', e em Tiago 2:10 diz que se deixar de guardar um mandamento ''se torna culpado de todos''.

Ora, se Jesus não guardou o sábado, que é um mandamento da lei, então Ele foi um pecador. E se foi um pecador, como poderia salvar os pecadores? Mas, graças a Deus, Jesus guardou os mandamentos do Pai (João 15:10 ) e, por isso, é o nosso exemplo (João 13:15).

Ah, quanto ao domingo, não é possível encontrá-lo na Bíblia Sagrada. Mas a história nos diz que foi o imperador Constantino, no dia 7 de março de 321 a.D., que o instituiu pela primeira vez. Depois, ''a Igreja Católica no Concílio de Loadiceia em 364 a.D. transferiu a solenidade do sábado para o domingo'' (The Convert's Catechism of Catholic Doctrine, Peter Geierman, C.S.S.R., pág. 50). Em Atos 5:29 o apóstolo Pedro afirma: ''Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens''. De que lado você está?
VILSON SOUZA LIMA é pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...