terça-feira, 27 de setembro de 2011

::: AGRICULTURA - Cocamar lembra a importância de o produtor investir no café

Para que o produtor de café consiga aproveitar o bom momento da lavoura, cujos preços são considerados remuneradores, é preciso manter o cafezal bem cuidado a fim de que seja explorado todo o seu potencial produtivo. Segundo a Cocamar, este é o período em que se deve investir na adubação química e orgânica e nos tratos fitossanitários.

“Mesmo com os preços atuais, quem não tiver qualidade e produtividade não vai ter lucro”, afirma o técnico Antonio Carlos Spanhol, especialista na cultura, que atua na unidade da cooperativa em Altônia, Extremo-Noroeste do Paraná.

O QUE FAZER - O primeiro passo, orienta, é fazer uma avaliação da lavoura, definindo a necessidade ou não de esqueletamento e poda de decote do ponteiro. “Como deu muito café no ano passado, cerca de 50% das lavouras serão esqueletadas, buscando aumentar a produtividade e baixar custo, obtendo em um ano a carga de dois”, comenta Spanhol. Em cada região, esse percentual varia.

Uma boa análise de solo também mostrará a necessidade de calagem e de adubação, especialmente as lavouras com potencial produtivo. Havendo umidade, pode-se iniciar o trabalho, assim como o controle de pragas e doenças, especialmente ferrugem, bicho mineiro e outras doenças foliares.

Em outubro é importante fazer também as pulverizações foliares com os micronutrientes boro, zinco e cobre para dar equilíbrio entre os nutrientes e aumentar a produtividade, recomenda o técnico.

(FLAMMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...