sexta-feira, 23 de setembro de 2011

::: EM FOCO - Alex Fernandes França

QUEM SERÁ O CANDIDATO DO GOVERNADOR?

            A política do próximo ano, como se diz na gíria já começa a “pegar” fogo. E em  Nova Esperança  a situação não é diferente. O que apimenta ainda mais esta situação é o fato de que o PSDB local tem Eduardo Pasquini e Décimo Caetano no mesmo partido, ambos trabalharam juntos nas Eleições para Deputado e Governador, mas agora estão em lados opostos, pelo menos em termo de ideologias. O vereador Décimo está agora ao lado de Júnior Moser e Eduardo Pasquini no bloco de oposição ao atual grupo político que dirige a cidade. Mesmo aqueles do grupo que apoiou Osmar Dias estão com vistas a se filiar no partido do Governador. A política de fato é algo muito dinâmico, o que ocorre numa eleição necessariamente não precisa acontecer na outra!

MOSER NO PSDB?!

            Dizem que o vice Júnior Moser foi para o PSDB, partido do Governador Beto Richa, que teria inclusive preenchido sua ficha de filiação. Se isto de fato ocorrer, troca a segurança de uma candidatura dentro do PMDB por uma insegurança no PSDB, contra Eduardo Pasquini.  A oposição local diz que tal filiação será invalidada e rola a conversa de que existe a possibilidade da destituição do Diretório do Partido em Nova Esperança, o que somente o tempo dirá. A presidência do partido é do vereador Décimo Caetano e este assegura que o apoio do Deputado Accorsi, (que tem o mando político no município) corrobora significativamente para a manutenção do diretório atualmente constituído, cuja maioria é de ex-peemedebistas (partido da atual administração municipal – grupo da situação). Décimo Caetano mostrou a todos os presentes na última sessão da Câmara,  uma cópia da ficha de filiação de Moser abonada pelo Governador e Presidente do Diretório Estadual, Beto Richa. Caetano disse que Moser é a nova “aquisição” do partido. Conjuntura uma ou outra, a verdade é que a direção estadual do PSDB quer que o partido lance candidatura própria no maior número possível de municípios, no que se chama de “cabeça” de chapa, podendo o mesmo coligar-se com outros partidos.

POSSIBILIDADES
 Comentários que surgem na cidade:
* O diretório local será destituído e Eduardo Pasquini será aclamado candidato;
* Júnior Moser vai para o PSDB e será o candidato do partido;
* Júnior Moser fica no PSDB, mas o diretório estadual prevaleceria em suas decisões sobre a política local e Eduardo seria o candidato. Na impossibilidade de Moser, mesmo dentro do PSDB, ser o candidato, Silvio Chaves (do PMDB) surgiria como a mais nova opção da situação para candidato a prefeito no próximo ano;
* Décimo Caetano declinaria da condição de candidato a vereador e seria candidato à vice da chapa encabeçada por Júnior Moser, dentro do próprio PSDB.
* Eduardo Pasquini e seu grupo se aliançariam com o PT e Paulinho será o seu vice.
* Moacir Olivatti lança canditatura própria estuda o seu vice, que pode vir de uma composição com os demais grupos de oposição.
* O PT vai com candidatura própria mesmo com o Paulinho e racha o bloco de oposição.
* O PT não declina de candidatura própria e busca da ala de oposição o vice do Paulinho.
            E você, em qual dessas situações apostaria?

NOTA PUBLICADA NA COLUNA DO BOGONI

            A nota que segue abaixo foi publicada na quinta-feira, 15 de setembro,  na coluna Sinopse Geral, do Colunista Saul Bogoni: O Governador Beto Richa reuniu em Curitiba algumas lideranças do PSDB do Noroeste do Estado, como o engenheiro Marcelo Scarpante, de Nova Londrina, Maurício Yamakawa, de Paranavaí e Eduardo Pasquini, de Nova Esperança, que Richa chamou de “meu trio de ferro do Noroeste”. Foi para tratar de alguns ajustes para as eleições municipais de 2012. Eles estiveram também uma visita à Semp Toshiba do Brasil, da qual Marcelo Scarpante é o intermediador. A notícia foi publicada no Blog Destak de Nova Londrina”.  

SOBRE A NOTA PUBLICADA:
Concluindo:Tal notícia é fato ou especulação? À medida que forem evoluindo as negociações e alianças, saberemos, mas até agora, pelo que se sabe, o diretório local do PSDB está mantido e se permanecer assim, os convencionais tem todas as condições de indicar quem bem entenderem como os candidatos do Partido.

ENQUANTO ISSO...
            Tudo isto acontecendo e o Partido dos Trabalhadores articulando a candidatura do Paulinho. Os dirigentes do Partido dizem que vão lançar candidatura própria e que o Paulinho do Sindicato é mesmo o nome a ser escolhido. Se o PT lançar candidatura própria, quem mais perde é a ala da oposição, já que o Partido há várias eleições vem se coligando com os partidos que disputaram contra o atual grupo que detém o poder. Na história política do município, em eleições recentes, temos exemplos de grupos que se dividiram e serviram na bandeja a coroa da vitória ao adversário. Isso já remonta mais de uma década...

SOCIEDADE PRESSIONA E CÂMARA MANTEM OS 09
            A Câmara Municipal aprovou na última segunda-feira, em 1ª discussão, o Projeto de Lei que fixa em 09 o número de vereadores do município. As dependências do Legislativo Municipal estavam lotadas por estudantes, representantes de Classes e Clube de Serviços, enfim, pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade, que organizadamente vem promovendo já há alguns meses, um manifesto contra o aumento dos 09 vereadores atuais para 11, como muitos pretendiam. Desde o início da discussão, meses antes, os vereadores Júnior Alberton e Xandy Zacharias se manifestavam contrários ao referido aumento. Alguns vereadores não tinham posição definida sobre o tema e outros se declaravam favoráveis ao aumento. A Sociedade Civil Organizada deu mostras de que uma forte mobilização dá resultados, tanto é que houve a unanimidade em relação por parte dos edis sobre a questão. O evento suscita a questão de que a sociedade civil organizada não  deveria envolver-se somente em uma questão como esta, do aumento de vereadores. Outras questões de igual relevância como por exemplo o  aumento no preço do pedágio deveriam ser levadas em consideração e igual mobilização estabelecer-se. O fator negativo foi que, antes do término da Sessão Ordinária, os estudantes que ajudaram compor o plenário se levantaram assim que o tema foi discutido e foram embora, sem esperar a conclusão dos trabalhos legislativos. Nestas horas também o civismo tem que prevalecer!

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA
            Perto do prazo final para que aqueles que pretendem disputar as eleições do ano que vem se filiem a algum partido político – o dia 7 de outubro, daqui a duas semanas –, as legendas têm recebido grande procura de novos filiados. Ao menos é o que garantem dirigentes partidários do município. Mesmo em meio a sucessivas denúncias de corrupção no mundo político e à crise de identidade pela qual passam os partidos, as legendas dizem que têm conseguido atrair novos quadros para a vida pública. Partidos garantem que os “novatos” terão participação efetiva e igualitária nas decisões internas – o que, quase que via de regra, não ocorre hoje. São novos nomes, principalmente visando a candidatura à vereador. Você concorda com a atuação dos nove vereadores que aí estão ou acha que precisa de mudanças? Discuta isto com a sua família!


OBRA DAS ÁGUAS DO PARACATU
            Muito boa mesmo a obra que está sendo feita nas proximidades do Conjunto Requião (Rodovia Deputado Branco Mendes), que permitirá jogar as águas dos Parques Industriais para depois do ponto de captação da Sanepar. Algo que não aparece aos olhos do grande público, já que parte ficará enterrada e a outra, escondida por dentre as matas da Fazenda Ribeiro. Duas lagoas estão sendo construídas também no sentido de atenuar o impacto das águas, evitando assim o arraste de terras para o leito do Ribeirão Paracatu. Ganha o meio ambiente, ganha as empresas dos Parques Industriais que poderão ter em breve suas ruas asfaltadas, ganha a cidade que,com os Parques devidamente pavimentados, há possibilidades de novas empresas se instalarem no local, gerando emprego e renda. Tudo começou com a criação do Comitê Gestor do Ribeirão Paracatu, encabeçado pelo Promotor de Justiça, que atua na defesa do Meio Ambiente, Dr. Nivaldo Bazoti.
O projeto é financiado pelo Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, conseguido pela prefeita Maly Benatti, graças ao seu prestígio junto à hoje Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Os recursos para o projeto são provenientes do programa Turismo Social no Brasil do Ministério do Turismo.

 “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”. Mário Quintana (1906-1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...