sexta-feira, 16 de setembro de 2011

::: NOVA ESPERANÇA - Guto Caetano faz balanço positivo dos 6 primeiros meses frente à 18ª Ciretran e fala sobre a Semana Nacional do Trânsito

“A 18ª Ciretran atende aproximadamente 1760 pessoas por mês. São realizadas 900 vistorias/ mês. 20 exames semanalmente nas categorias C, D, E. 80 exames nas categorias A e B. Isso é reflexo de todo um trabalho de equipe”, salientou o chefe da Ciretran, Guto Caetano - Foto: Raphael Guimarães.
Em dezembro de 2010, frota de veículos do município de Nova Esperança era de 13.320. Já em julho de 2011 número é de 14. 161 veículos, de acordo com dados do Detran-PR

O chefe da 18ª Ciretran - Circunscrição Regional de Trânsito, César Augusto Ribeiro Caetano – “Guto Caetano”, recebeu na quarta-feira, 14 de setembro a reportagem do Jornal Noroeste e apresentou um balanço positivo dos trabalhos realizados por aquele órgão.
A 18ª Ciretran, tem sede em Nova Esperança e postos de serviços nos municípios de Alto Paraná, Floraí, Paranacity, São Carlos do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Atalaia, Flórida, Inajá, Presidente Castelo Branco e Uniflor.
 “Atualmente a Ciretran possui em seu quadro técnico 7 funcionários e atende 20 vistorias por dia, sendo uma média de 920 por mês. São 80 atendimentos a usuários dia e aproximadamente 1760 pessoas por mês. De terça, quarta e quinta-feira, são realizados em média 20 exames semanalmente nas categorias C, D, E (Caminhão, Ônibus, Carreta) e 80 exames nas categorias A, B (Carro e Moto). Isso não são apenas números, refletem todo um trabalho de equipe. De uma equipe bem treinada, qualificada, preocupada em atender o público com qualidade, é certo que sempre temos algo a corrigir, no entanto estamos no caminho certo. Estamos trabalhando para cada dia buscarmos ainda mais qualidade não apenas no atendimento as pessoas, mas na qualidade dos serviços oferecidos pela Ciretran de Nova Esperança”, enfatizou Guto Caetano.
CADEIRINHA DE SEGURANÇA
                O chefe da Ciretran ainda destacou sobre o uso da cadeirinha de segurança que completou um ano em setembro e para o transporte de crianças de até 10 anos de idade. “Nos empenhamos para conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância do uso do cinto de segurança, bebê conforto e cadeirinhas”, frisou Caetano.
                O Conselho Nacional de Trânsito indica o equipamento mais adequado conforme faixas etárias:
- Bebê conforto: deve ser usado por crianças de até 1 ano;
- Cadeirinha: deve ser usada por crianças de 1 a 4 anos;
- Assento de elevação: para crianças de 4 a 7 anos e meio;  
                 
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
                Durante os dias 18 à 23 de estará acontecendo a Semana Nacional de Trânsito. A 18ª Ciretran está com parceria com as escolas do município, divulgando material educativo e ilustrativo aos alunos.
“A Escola Municipal Julio Benatti já esteve conhecendo o Ciretran. Estamos em parceria com prefeitura pintando faixas em frente as escolas, através desta campanha educativa queremos levar a paz no trânsito.
Na terça-feira, 20 de setembro, a Polícia Militar em parceira com o Ciretran fará uma conscientização aos motoristas sobre uso do cinto de segurança e o respeito a faixa de pedestre”, alertou o chefe da 18ª Ciretran, Guto Caetano.
MUNICIPALIZAÇÃO
Guto Caetano participará no dia 18 de outubro em Curitiba do I Seminário Paranaense de Municipalização do Trânsito, que será promovido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
A intenção do Seminário é reunir todos os prefeitos do Estado, junto com os presidentes das Câmaras de Vereadores e diretores de órgãos ligados ao tema, para debater um novo modelo de gestão, mais adequado às necessidades das pequenas cidades.
O evento contará com a presença do governador Beto Richa e do secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cézar. Serão realizadas quatro palestras e um grande painel de discussões com especialistas e técnicos da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER), Diretoria Regional de Trânsito de Curitiba (Diretran) e Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran).
Entre os temas abordados estão o papel do Detran como gestor de trânsito no Estado, a participação das cidades nas atividades da Década Mundial de Ações para o Trânsito, os procedimentos jurídicos para a municipalização, passos para o processo administrativo, controle e fiscalização, educação e policiamento.

MODELO – No Paraná, apenas 33 cidades tem o trânsito municipalizado. Elas representam 51,95% da população do Estado e contam com 60,44% da frota paranaense. Destas 33 cidades, 25 tem convênios com o Detran e 23 estão efetivamente trabalhando. No entanto, apenas 11 contam com agentes de trânsito, por falta de estrutura e de orçamento próprio.

“Atualmente, possuímos apenas dois modelos de convênio, um para cidades com trânsito municipalizado e outro para não municipalizado. Esse modelo gera uma incapacidade aos municípios de pequeno porte, com menos de 50 mil habitantes, de se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
“Pensando nisso, estudamos a possibilidade de uma nova modalidade de municipalização no Paraná, com uma parceria entre município e o Detran, capaz de viabilizar o funcionamento e permitir a organização de um cronograma que dê suporte para que os custos da prefeitura sejam programados e permitam a implantação total com maior tranquilidade”, completa o diretor-geral.
Segundo Traad, a municipalização aproxima a administração do trânsito das pessoas, garante segurança e diminui a impunidade, já que a fiscalização feita pelos municípios aumenta o controle e melhora as questões relacionadas à circulação, parada e estacionamento de veículos.

18 CIRETRAN
O Detran tem realizado diversas ações coordenadas de fiscalização e educação para o trânsito. A isso se soma as melhorias nas vias e maior consciência por parte dos motoristas, fatores que contribuem para a redução dos acidentes em estradas do Paraná. O Detran também investe em ações educativas de longo prazo, com a educação de crianças e jovens e conta em Nova Esperança com mais uma base de trabalho para a melhoria do trânsito e a redução dos acidentes. A 18ª Ciretran funciona à avenida São José 1093 o telefone é: 3252-4988.
A Ciretran de Nova Esperança também é responsável por atender os municípios de Alto Paraná, Atalaia, Cruzeiro do Sul, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Flórida, Floraí, São Carlos do Ivaí, Inajá e Uniflor.

Algumas dúvidas comuns:
Para transferir um Carro - No caso de Pessoa Física
- Recibo com firma reconhecida do comprador e vendedor
- Xerox RG + CPF
- Comprovante de Endereço
- Fazer Vistoria no veículo
Para transferir um Carro - No caso de Pessoa Jurídica
- Recibo com firma reconhecida do comprador e vendedor
- Contrato Social + CNPJ
- Xerox RG + CPF
- Fazer Vistoria no veículo
Comunicado de Venda
- Recibo autenticado do comprador e vendedor
- Xerox RG + CPF
·          José Antônio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...