sexta-feira, 9 de setembro de 2011

::: ELEIÇÕES 2012 - Fabio Yamamoto faz uma retrospectiva do seu trabalho na Câmara Municipal, e, é pré candidato a prefeito em 2012

A eleição de 2012 nos reservará muitas surpresas, terá muitas expectativas, e tudo será definido nas convenções como sempre acontece.
Na tarde de terça-feira, 06 de setembro, o ex-presidente da Câmara de Nova Esperança, biênio 2009/2010, advogado e vereador Fabio Yamamoto (PR) recebeu em sua residência a reportagem do Jornal Noroeste.
Recuperando de uma cirurgia, o vereador Fabio Yamamoto faz uma retrospectiva do seu trabalho na Câmara Municipal, e reportou sua pretensão política para as próximas eleições em 2012.
Jornal Noroeste: Fabio, você está prestes a concluir 2 mandatos como vereador o que você pode destacar deste trabalho?
Fabio Yamamoto: A política ensina muitas coisas e nesses 2 mandatos como vereador aprendi muito. Cresci como político e especialmente como ser humano. O cargo público nos remete a uma visão sobre as dificuldades da comunidade como um todo, assim nos faz sair de um mundo particular e restrito aos problemas pessoais. Com certeza essa experiência é única na vida das pessoas. É bem verdade que o trabalho do vereador não é tão divulgado quanto o do poder executivo porém intimamente ligados. Um líder do poder executivo dinâmico e comprometido com seus munícipes , reflete um trabalho bastante diligente do vereador em suas mais diversas funções. Ou seja, uma Rua asfaltada, ou a compra de um remédio que seja para o Hospital Municipal é reflexo de um trabalho do Legislativo e do Executivo. Posso destacar que são muitas experiências.
JN: Qual o trabalho realizado no biênio frente à presidência da Câmara?
FY: Dentre as conquistas estão: a remodelação da Câmara, Sala de reunião e atendimento a população para os vereadores, Sala da Procuradoria, Sala da Contabilidade, Sala da Direção, Despensa para materiais de limpeza, consumo e outros, Divisão dos Assessores legislativos, Almoxarifado do Poder legislativo na Rodoviária, na informática compra de computadores e aumento de potência internet e wi-fi. A Câmara estava muito vulnerável, por isso instalamos porta de vidro na entrada e trava elétrica, Sistema telefônico fixo e celulares para vereadores, Mudança geral na administração do Poder Legislativo, Aprovação perante o Tribunal de Contas sem restrições, criamos o site da Câmara – portal de transparência, Promulgação da Lei de Licença Maternidade de 6 meses, Atualização da Lei Orgânica, Diminuição do recesso parlamentar, criamos o novo Regimento interno da Câmara, devolução do dinheiro para Executivo de quase R$ 500.000,00, além do Projeto da Construção da Nova Câmara, dentre outras.
JN: Se as eleições fossem hoje, você não seria mais candidato a vereador?
FY: Seguramente posso dizer que não, sabendo que a Colônia Japonesa indicará um. É certo que represento um grupo político e um partido também, mas tenho certeza que candidato a vereador não sou mais. A eleição de 2012 nos reservará muitas surpresas, terá muitas expectativas, e tudo será definido nas convenções como sempre acontece. Sou pré-candidato a prefeito em 2012. Pois uma candidatura não nasce da vontade própria, mas sim de um trabalho em conjunto, onde deve ser ouvido o grupo e a vontade popular.
JN: E na presidência da ACENE qual o resultado deste trabalho?
FY: Presidir a ACENE (Associação Cultural e Esportiva de Nova Esperança) é uma honra muito grande, pois a história da ACENE se confunde com a de Nova Esperança devido a sua tradição e valor. Foi criada e fundada por pioneiros descendentes japoneses, pessoas que desbravaram essa cidade, que desejavam ver o crescimento de Nova Esperança. Hoje tenho a satisfação de estar à frente desta Associação. Conseguimos ainda manter as tradicionais festas japonesas como o Undokai, que neste ano foi realizado a 58ª edição desta gincana poliesportiva que reúne pessoas de todas as faixas etárias: crianças, adultos e idosos. Mantemos ainda o beisebol e o Gateboll que tem obtido classificações importantes nos campeonatos disputados. Não esquecendo ainda do Fujinkai (Grupo das Senhoras), o tradicional jantar Sukiyaki entre outros. Lembrando que foi aprovado em assembleia a venda do salão da ACENE e assim sua construção.
JN: Falando em conquistas, fale a respeito do Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus?
FY: No ano passado, conseguimos junto ao Consulado Geral do Japão em Curitiba, através do Programa de Assistência para Projetos Comunitários e de Segurança do Ser Humano, que é oferecido pelo Governo Japonês a verba é de R$ 162 mil para o Hospital Sagrado Coração de Jesus de Nova Esperança. Essa verba só foi liberada graças a Comunidade Japonesa de Nova Esperança, e ao empenho do deputado estadual Teruo Kato e sua esposa, do cônsul Soichi Sato, do atual cônsul Noboru Yamaguchi e do consulado geral do Japão de Curitiba. A verba está sendo utilizada para parte da reforma do Hospital, e para a compra de bisturi eletrônico e carrinho de anestesia. Nova Esperança já foi o município com uma das maiores colônias japonesas do Paraná, hoje residem aproximadamente 200 famílias nipo descendentes na cidade. Desde a fundação, Nova Esperança recebeu forte contribuição do povo japonês na estruturação e desenvolvimento de seu comércio e das mais diversas atividades.

JN: O que você tem a dizer a respeito do IBC. Foi também uma conquista o IBC?
FY: Sim, graças a amizade e apoio que tivemos do então ministro da agricultura Reinhold Stephanes e seu filho Stephanes Junior – deputado estadual, hoje o IBC é nosso. É de Nova Esperança. No dia 11 de dezembro de 2007, o então ministro da agricultura, Reinhold Stephanes pediu a entrega do barracão do extinto IBC para o município de Nova Esperança. Atualmente no pátio externo funcionam secretarias municipais e no interior do prédio várias indústrias já estão instaladas ou em fase de instalação gerando diversos empregos diretos e indiretos, essa não é uma conquista do político “A” ou “B” é uma conquista da população.

JN: Suas Considerações finais. Fique à vontade:
FY: Agradeço a oportunidade concedida. Acredito que nossa cidade só irá crescer quando colocarmos em prática todos os sonhos e projetos que temos em mente. Nova Esperança é uma cidade bela, de um povo acolhedor e trabalhador. Nasci em Nova Esperança, quero e desejo contribuir para o crescimento, progresso e desenvolvimento dessa cidade. Nova Esperança é a nossa cidade. Ser político é muito mais que disputar uma eleição ou ocupar um cargo eletivo, é pensar na coletividade e desejar fazer o melhor para o bem de todos. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...