Um dos gargalos para o setor industrial de laranja no Paraná é a infraestrutura, principalmente para o escoamento da produção. Especialistas apontam, por exemplo, que o Estado de São Paulo já tem uma logística de escoamento estabelecida, fomentada pela iniciativa privada.
O suco processado pelas indústrias é comercializado a granel por meio de navios tanques das próprias empresas, ancoradas no Porto de Santos. O investimento em estradas mais eficientes também garante a agilidade da comercialização.
Já no Paraná, o sistema de logística e infraestrutura é mais deficiente. O superintendente de negócios da Cocamar, José Cícero Aderaldo, enfatiza que é necessário mais investimentos na performance industrial do setor produtivo. O suco de laranja paranaense é transportado em sacos plásticos e em tambores. Isso, segundo ele, encarece o escoamento.
“A falta de infraestrutura em um mercado que vende commodity é muito prejudicial para o desenvolvimento do setor”, enfatiza José Cícero Aderaldo, superintendente de negócios da Cocamar
O suco processado pelas indústrias é comercializado a granel por meio de navios tanques das próprias empresas, ancoradas no Porto de Santos. O investimento em estradas mais eficientes também garante a agilidade da comercialização.
Já no Paraná, o sistema de logística e infraestrutura é mais deficiente. O superintendente de negócios da Cocamar, José Cícero Aderaldo, enfatiza que é necessário mais investimentos na performance industrial do setor produtivo. O suco de laranja paranaense é transportado em sacos plásticos e em tambores. Isso, segundo ele, encarece o escoamento.
“A falta de infraestrutura em um mercado que vende commodity é muito prejudicial para o desenvolvimento do setor”, enfatiza José Cícero Aderaldo, superintendente de negócios da Cocamar
Flamma Com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...