segunda-feira, 13 de junho de 2011

::: PARA MEDITAR - Você Já Pensou Hoje?

Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor. Efésios 4:17

Tem muita gente por aí que acha que pensa, mas o tempo demonstra que esse pensamento é um erro. Vivem sem reflexão, sem análise, se esquecem da intuição e jogam o futuro fora por viver sem pensar. É preciso raciocinar.

Mas, e o que é raciocinar? Segundo os dicionários, raciocinar é fazer uso da razão para conhecer, para julgar a relação das coisas; ponderar; pensar. De maneira geral, estamos raciocinando a maior parte do tempo, pois pensamos, fazemos cálculos, tiramos conclusões. Todavia, quando se trata de tomar decisões em nossas ações diárias, parece que nossa capacidade de raciocinar fica prejudicada ou é abafada pelo egoísmo.

Existe um desenho chamado Pink Dink Doo, e a musiquinha que a personagem canta é assim: “Quando eu tenho um problema e não sei o que fazer, eu penso, penso, penso até eu resolver!” Acho que é mais ou menos assim que temos que agir. Pensar antes de falar, refletir antes de agir, raciocinar antes de qualquer coisa. Aliás, é o raciocínio que nos difere dos animais. Ele também nos caracteriza como semelhantes ao nosso Deus.

Os psicólogos dizem que, quando estamos sob pressão, ou há qualquer tipo de alteração em nosso estado emocional, deveríamos esperar um pouquinho para tomar qualquer decisão. Esperar para poder refletir, pensar.

Imagine que está no trânsito de São Paulo, no horário do rush. Um grande acidente ocorre entre duas carretas, que nem poderiam estar ali. Logo, surgem 180 quilômetros de engarrafamento. Coloque a razão de lado e você perderá, com certeza, o equilíbrio emocional e poderá fazer coisas das quais mais tarde poderá se arrepender.

Também me lembro de um filme chamado Um Dia de Fúria, onde o protagonista resolve agir sem medir as consequências de suas ações. Motivado por forte estresse, o homem sai quebrando tudo, atirando para cima e coisas assim. Infelizmente, não adianta perder o controle. Ao contrário, quanto maior é o controle, maiores são as chances de você conseguir sair-se bem das situações.

Deus nos deu a razão para controlar nossas emoções. Deus é o maior pensador do mundo e sempre nosso exemplo. Então, se você tem um problema e não sabe o que fazer... pense, pense, pense... até você resolver!

Pr. Ivan Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...