sexta-feira, 24 de junho de 2011

::: OPORTUNIDADE - Governador assina convênios para qualificar mais de 2.500 trabalhadores

O governador Beto Richa assinou, na quarta-feira, 22, no Palácio das Araucárias, quatro convênios com instituições que oferecerão cursos gratuitos para profissionalizar e capacitar mais de 2,5 mil trabalhadores em 100 municípios do Paraná. É primeira iniciativa do Qualifica Paraná, programa lançado na mesma solenidade e que será implementado por meio de parceria entre os governos estadual e federal.

O investimento na qualificação dos 2,5 mil trabalhadores será de R$ 2 milhões, compartilhados entre os governos estadual e federal, por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), do Ministério do Trabalho. Serão oferecidos cursos de informática, motorista, soldador, pedreiro, torneiro, entre outros. As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 1.100 para trabalhadores do comércio, 260 para a construção civil; 750 para a indústria e 390 para o setor de transportes.

“É uma iniciativa do nosso governo que mostra a preocupação do Paraná com a qualificação dos nossos trabalhadores e colabora para evitar o iminente apagão de mão de obra qualificada. Uma ação de parceria que responde de pronto a uma necessidade do Estado e nacional”, disse o governador.

Richa afirmou que o Paraná vive um momento extraordinário de desenvolvimento e que diversas indústrias têm procurado o governo para se instalar no Estado, o que exige profissionais capacitados e qualificados.

Serão atendidos trabalhadores inscritos nas 252 Agências do Trabalhador do Paraná. A prioridade é para mulheres chefes de família, pessoas com mais de 40 anos, pessoas com deficiência, desempregados de longa data e jovens que procuram o primeiro emprego. Todos os cursos oferecidos terão duração de 300 horas e serão reconhecidos e certificados pelo Ministério do Trabalho.



CURSOS - Marco Antonio Gulin, presidente do Conselho Regional do Sest/Senat, disse que é fundamental a qualificação de profissionais que já estão ou irão entrar no mercado de trabalho.

“O sistema de transporte está sofrendo com a falta de trabalhadores qualificados, principalmente de motoristas. Este programa ajudará a reformular nosso quadro de profissionais”, afirmou.

Ele destacou que, devido à realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, o sistema pretende oferecer curso de inglês básico para os profissionais.

O Senai irá atender 918 trabalhadores, em 55 turmas e 52 municípios do Paraná. Serão ofertados cursos para indústria de transformação, construção civil e em arranjos produtivos locais de software.

O Senat vai capacitar os 390 trabalhadores do transporte, com especialização em condutor de veículos de transportes de produtos perigosos, operador de empilhadeira e condutor de veículos de transporte coletivo de passageiros.

O IFPR vai atuar com 240 profissionais nas áreas de economia solidária, uma forma de produção e comercialização sustentável de bens e para a execução do programa de certificação profissional. A outra ação será desenvolvida pelo Funtel e será voltada para serviços, indústria e construção civil. Serão atendidos 240 trabalhadores, em 16 municípios do Paraná.

Os trabalhadores não atendidos por esses convênios poderão fazer cursos oferecidos por meio de outras parcerias que já foram firmadas com o Sistema S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...