terça-feira, 21 de junho de 2011

::: IBGE/ CENSO 2010 - Municípios da Amunpar têm menos de 1% de casas sem banheiro de uso exclusivo

Dos 83.167 domicílios cadastrados na Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no recenseamento de 2010, apenas 769, ou 0,92%, não tinham um banheiro de uso exclusivo na casa. A incidência maior da falta de banheiros entre os 28 municípios da região foi registrada em Querência do Norte, com 144 domicílios sem o banheiro de uso exclusivo dos moradores.

Já Nova Aliança do Ivaí e Jardim Olinda foram as únicas duas cidades que não registraram casas sem este equipamento de saneamento básico. O alto número de residências sem banheiro de uso exclusivo em Querência do Norte, provavelmente, se deve à existência de assentamentos dos trabalhadores rurais sem-terra, muito comuns na zona rural da cidade.

Mesmo com um percentual considerável do total de domicílios da região, Paranavaí fica atrás de Amaporã (85 registros) e Planaltina do Paraná (84). A cidade-polo da região tem 82 residências sem banheiro de uso exclusivo. Levantamento feito pela reportagem mostra que 72,25% dos domicílios, ou 60.089 unidades, têm apenas um banheiro. Dois sanitários de uso exclusivo estão em 16.641 casas (20%) e com três, são 4.464 (5,3%). Existem 1.204 casas, cujos proprietários declararam possuir quatro ou mais sanitários. Isto representa, 1,44% do total.

BENEDITO PRAXEDES JUNIOR - Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...