segunda-feira, 14 de março de 2011

::: ESTADUAL - Governo cria gabinete de emergência


Estrutura de atendimento à população do Litoral envolve diversas instâncias de governo e será liderada pelo governador. Três coordenadorias foram instituídas e serão responsáveis pela operação das ações do Estado nas cidades de Morretes e Antonina, as mais atingidas por alagamentos e deslizamento. Em Paranaguá, a preocupação é abastecer a população de água potável. “Nenhuma pessoa ficou ou ficará sem assistência”, afirmou o governador, informando que já foram coletadas 135 toneladas de donativos.

O governador Beto Richa anunciou na manhã de ontem, domingo (13/03) a criação de um gabinete de emergência, que será liderado por ele e formado por diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado, para dar atenção prioritária à população do Litoral atingida pelas chuvas dos últimos dias. “Toda a estrutura do governo será direcionada para as comunidades atingidas”, disse ele.

Richa instituiu três coordenadorias para organizar as operações do governo: Coordenação de Atendimento Humanitário, Coordenação de Construções, Obras e Intervenções e Coordenação da Campanha de Solidariedade. Além disso, reforçou que a Operação Verão, que estava funcionando nas praias e reúne diversos serviços do Estado, principalmente de atenção à saúde e segurança, será mantida ativa e foi reprogramada para atender prioritariamente as cidades de Morretes e Antonina.

O governador destacou a atuação da Defesa Civil e dos Bombeiros, que desde os primeiros momentos atuaram nas áreas atingidas por enchentes, alagamentos e deslizamentos e afirmou que haverá uma mobilização incessante até que tudo seja restabelecido.

Relatos - Durante reunião com os membros do governo que fazem parte do gabinete de emergência, o governador ouviu relatos das atividades que estão sendo realizadas. A secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, informou que 135 toneladas de mantimentos e água já haviam sido doados e estavam sendo enviadas para o Litoral.

Ela informou que a campanha de doações lançada pelo Governo já deu os primeiros resultados e que empresários e cidadãos de diversas partes do Estado estão se mobilizando para enviar donativos para as duas cidades mais atingidas. Fernanda destacou que a prioridade das doações são colchões, cobertores, material de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.

Segundo o chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, três helicópteros do Estado e outros dois de empresas privadas estão atuando no Litoral e já realizaram 154 resgates de pessoas ilhadas ou com necessidade de atendimento médico.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, relatou o enviou de uma equipe de Vigilância em Saúde, material médico-hospitalar e medicamentos como antibióticos, analgésicos, insulina e soros antitetânico e para mordidas de animais peçonhentos. Já a Sanepar está mobilizada para garantir o abastecimento de água potável para Paranaguá, município que ficou sem abastecimento devido aos problemas de captação da companhia local.

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns , que como o governador Beto Richa percorreu as regiões atingidas por alagamentos e deslizamento, afirmou que haverá uma grande demanda para a recomposição das estradas rurais, tanto para o escoamento da produção agrícola quanto para o transporte das crianças às escolas. “Há muitos pontos de comunicação que precisam ser restabelecidos”, relatou.

:::  Richa obtém apoio do governo federal para o Paraná

Ministro da Integração Nacional se comprometeu em liberar recursos emergenciais para ajudar o Estado na recuperação de áreas atingidas pela chuva

O governador Beto Richa informou ontem, domingo (13/03) que o governo federal se disponibilizou a ajudar o Paraná nas ações de recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. Richa conversou durante o final de semana com os ministros Antonio Palocci, da Casa Civil, Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e Nelson Jobim, da Defesa.

Segundo Richa, há um bom entendimento com o governo federal e a garantia de que é possível contar com todo o apoio da União para as ações que passam a ser realizadas nos municípios atingidos pelos desastres naturais dos últimos dias. “Não economizei nos pedidos e os ministros foram bastante receptivos”, informou o governador.

Ele disse que o ministro Fernando Bezerra se comprometeu a liberar recursos emergenciais de acordo com a necessidade do Estado. “Agora estamos preocupados em enviar socorro às vítimas. Depois disso faremos um balanço dos estragos e prejuízos e encaminharemos os números ao governo federal. Certamente vamos contar com uma ajuda financeira de Brasília”, afirmou Richa.

O ministro Nelson Jobim informou que o Exército pode disponibilizar uma ponte metálica caso seja necessário instalar o equipamento as estradas interrompidas. “Estamos avaliando esta necessidade”, disse o governador.

A concessionária que administra a BR 277 entre Curitiba e Paranaguá, onde quatro pontes ficaram comprometidas por causa das chuvas, informou que o tráfego seria liberado em meia pista a partir da tarde deste domingo nos trechos mais problemáticos. A empresa adiantou que serão necessários seis meses para a reconstrução das pontes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...