sexta-feira, 11 de março de 2011

::: HABITAÇÃO - Meta da Cohapar é de construir 25 mil casas populares por ano

Mounir: estamos reinaugurando a Cohapar no Paraná, pretendemos construir 100 mil casas populares em quatro anos

“Estamos reinaugurando uma nova era na Cohapar”, essa afirmação foi feita ontem pelo presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Mounir Chaowiche durante reunião com prefeitos que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná). Mounir anunciou a construção de 25 mil casas populares ainda em 2011. “Não dá para falar em saúde, educação, infraestrutura sem moradias dignas, a nossa intenção é expandir as políticas habitacionais desenvolvidas em Curitiba para todo o estado”, afirmou.

De acordo com o presidente da Cohapar serão levantadas 200 mil casas populares durante os quatro anos do governo Beto Richa. Na sua grande maioria casas de 35, 40 e 47 metros quadrados, voltadas ás famílias com renda de até três salários mínimos. “Nosso projeto é de continuidade durante os quatro anos de governo”.

A Cohapar também deve implementar o seu plano de trabalho com a construção de habitações populares nos moldes de sobrados e prédios de até três pisos. “Dependendo das características da cidade iremos adequar nossos projetos”, disse Mounir.

A grande novidade é a mudança no sistema de construção que passará de auto gestão, para o sistema de construtoras, onde as empresas vencedoras das licitações irão executar a obra. Outra novidade apresentada pelo presidente da Cohapar é a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos materiais utilizados na construção das moradias pela Cohapar. “O projeto já está na Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados, os prefeitos têm que mobilizar seus deputados para que o projeto seja discutido e aprovado urgentemente”.

Para os prefeitos o que não dá mais para aceitar é a morosidade da Cohapar. “Tenho uma área doada para Cohapar construir casas populares há mais de oito anos e até agora nada, quem sofre com as cobranças somos nós administradores”, desabafou Cláudio Golemba, prefeito de Alto Paraná.

Já o presidente da Amunpar, José Maria destacou o trabalho que o governo quer desenvolver em toda a região. “O nosso futuro secretário da Cohapar em Paranavaí, Zé Boni já está percorrendo todas as cidades do seu núcleo para levantar a situação de cada localidade, acredito no trabalho do governador e do novo presidente da Cohapar”, disse o administrador.

Ricardo Paiva - DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...