terça-feira, 1 de março de 2011

::: PRAGA - Cuidado com os caramujos africanos; eles aparecem mais no verão



O controle do caramujo não é fácil porque nos períodos secos ele costuma ficar enterrado, aparecendo em grandes quantidades após a incidência de chuvas. As fotos são do profissional Raphael Guimarães e foram registradas em uma casa aqui em Nova Esperança

Conforme explica Marilda Fonseca de Oliveira, gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, os caramujos africanos começaram a aparecer no ano de 2001 na cidade. Calcula-se que, até hoje, em mais de 80 bairros, o número de reclamações tenha passado de 600. Danado que só, o caramujo africano já foi encontrado em praticamente todo o Brasil.

O folder explicativo da Prefeitura de Maringá explica que o chamado caramujo africano "é um molusco gigante, nativo da África, que se reproduz muito rápido, podendo chegar até 20 centímetros de comprimento e pesar 200 gramas".

Introduzido clandestinamente no Brasil, como alternativa de criação de "escargot", o caramujo africano acabou virando praga ainda no final da década de 80.

O controle do caramujo não é fácil porque nos períodos secos ele costuma ficar enterrado, aparecendo em grandes quantidades após a incidência de chuvas. Em razão disso, é mais comum no verão.

É muito importante que seja feita uma remoção correta dos caramujos. Isso porque, o seu muco pode transmitir sérias doenças, como a Angiostrongilíase, apresentada na forma de gastroenterite ou de meningite, podendo até levar a óbito.

Segundo a secretaria, a transmissão mais comum é por meio da ingestão do caramujo ou de alimentos crus (frutas - legumes) impregnados com o muco secretado pelo caramujo.

A própria pessoa pode tentar eliminar os caramujos, sempre com luvas, queimando-os em latas, quebrando as conchas e enterrando logo em seguida.

Folhas úmidas e palhas amontoadas em um canto do terreno no final da tarde podem servir como iscas para os caramujos, que, ao amanhecer, estarão reunidos.

Segundo a gerente de Controle de Zoonoses, muitas pessoas têm reclamado dos caramujos africanos neste verão em Maringá, principalmente após as chuvas.

Marilda alerta que o uso de venenos para o extermínio desta praga urbana não é recomendado. Em caso de dúvidas, não hesite em ligar para a Secretaria Municipal de Saúde. O telefone é: (44) 3218-3191.

Além dos caramujos, é comum no verão as reclamações sobre escorpiões, roedores, baratas, moscas, aranhas, carrapatos, lagartas, pulgas, pernilongos, percevejos, mosquitos da dengue e até mesmo morcegos, pombas e cobras.

Wilame Prado - O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...