terça-feira, 22 de março de 2011

::: FRUSTRADO - Polícia evita furto de 106 cabeças de gado

Graças à atuação da Polícia Militar o dono dos animais não levou um prejuízo superior a R$ 100 mil
Uma quadrilha especializada em furtar gado teve uma tentativa frustrada na madrugada de ontem. Eles já haviam embarcado 26 cabeças de gado e outras 80 estavam separadas prontas para serem embarcadas. Policiais militares do destacamento de Guairaçá com o apoio de policiais de Mirador foram os responsáveis por evitar o furto da fazenda, que fica entre o Distrito de Quatro Marcos e Mirador.

Os PMs faziam um patrulhamento em uma estrada rural, quando interceptaram um caminhão boiadeiro conduzido por um homem de 44 anos, residente em Paranavaí. O motorista afirmou que estava fazendo um frete para um fazendeiro, morador em Amaporã.

O caminhoneiro disse aos policiais, que o fazendeiro havia ligado e pedido que embarcasse os animais no período da noite. Como não havia uma nota fiscal para o transporte dos animais, os PMs suspeitaram da história e se deslocaram até a propriedade rural de onde o gado estava sendo retirado.

No local foi constatado que o cadeado da porteira estava arrombado. Ao se aproximarem da mangueira, havia algumas pessoas trabalhando com o gado e que acabaram fugindo ao perceber a aproximação dos policiais.

Os ladrões fugiram a pé pelos fundos da propriedade. No curral da propriedade foram encontradas 80 cabeças.

O dono dos animais foi chamado até a propriedade rural e reconheceu os vinte e seis bovinos que estavam no caminhão como sendo de sua propriedade, todos possuíam a marca NS. O motorista foi encaminhado à delegacia de Paraíso do Norte, onde foi atuado em flagrante por furto de gado.

O caminhoneiro disse que os animais iriam ser deixados em uma propriedade em Paranavaí. No dia seguinte o gado iria para seu paradeiro final, uma propriedade arrendada na cidade de Jandaia do Sul.

Segundo o responsável da operação e chefe do destacamento de Guairaçá, Sargento Magalhães, a intensificação do Patrulhamento Rural foi uma ordem do Comando do 8º BPM e serve para toda a região.

Magalhães explicou que a polícia já tem o nome de várias pessoas que fazem parte da quadrilha especializada em furto de gado. O sargento afirmou que eles atuam juntos há algum tempo e sempre agem da mesma forma.

“Uma pessoa fica circulando com uma moto pelas estradas rurais analisando possíveis locais que são vulneráveis para a ação da quadrilha. Normalmente é escolhida uma propriedade onde não tem morador. Os furtos sempre acontecem de noite”, afirmou o sargento.

O policial disse que existem pessoas que também “esquentam” notas de transporte dos animais. “Já sabemos o nome das pessoas que esquentam as notas de produtores. Com esta prisão, obtivemos muitos nomes inclusive de gente “grande” envolvida com o furto de gado. As informações já foram repassadas as autoridades competentes que darão andamento nas investigações”, concluiu o policial militar.

Robson Fracaroli - DN

Um comentário:

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...