sábado, 5 de março de 2011

O símbolo da campanha, João Daniel. A iniciativa terá sete ciclos, alternados entre Maringá e Cianorte

Houve crescimento de 40% na procura espontânea feita às unidades do Hemocentro. Menino de 5 anos, que sonha ser bombeiro e tem leucemia, é símbolo da campanha

A campanha para doação de medula óssea protagonizada pelo menino de 5 anos João Daniel, mais conhecido como Bombeirinho, fez aumentar o número de doadores cadastrados no Hemocentro de Maringá. Nos dez primeiros dias de campanha, de 18 a 28 de fevereiro deste ano, o volume de cadastros aumentou 70%.
Somente no primeiro dia, em evento realizado no Shopping Vest Sul, na saída para Campo Mourão, mais de 200 cadastros foram realizados. A campanha é realizada pela Associação Paranaense dos Agentes de Moda (Apam) e tem apoio de diversas entidades, como a Prefeitura de Maringá.

A procura espontânea de pessoas pelo Hemocentro também aumentou. Ao todo, o índice cresceu 40%. O dado se refere somente àquelas pessoas que se deslocaram de onde estavam até a sede ou às unidades móveis do órgão. O número não inclui eventos específicos de campanha, como o que aconteceu no Vest Sul no dia 18 de fevereiro.
“São pessoas que, muitas vezes mobilizadas pela campanha, dedicaram um tempo para se cadastrar”, explica a assistente social do órgão, Tereza Maria Pauliqui Peloso.
A assistente social diz considerar que o aumento se deve, em grande parte, ao fato do menino de Maringá ser o símbolo da campanha. “Quando há uma mobilização em torno de um alguém próximo, da mesma cidade ou da região, mais gente se solidariza”, afirma.
“Precisamos ter em mente que, assim como João Daniel, há muitas outras crianças que precisam de um transplante de medula óssea em Maringá e nos municípios próximos.”
O primeiro ciclo da campanha, que abrange Maringá, terminará nos próximos dias. A próxima etapa, então, será em Cianorte, a 80 quilômetros de Maringá. Ao todo, serão sete fases, alternadas entre Maringá e Cianorte. O fim da campanha está previsto para novembro deste ano.

Como se cadastrar
Para se cadastrar como doador de medula óssea em Maringá, basta comparecer ao Hemocentro, que fica na Avenida Mandacaru, 1.600. O horário de atendimento é de 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira; e de 7h às 12h30, aos sábados. É necessário ter entre 18 e 55 anos e levar um documento com foto.
Para o cadastro, são retirados 5 mL de sangue. Os dados são cadastrados no Registro Brasileiro de Doador Voluntário de Medula Óssea (Redome) e, diariamente, cruzados com Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

 Thiago Ramari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitor (a) do Blog Opinião do Zé!
Obrigado por participar e deixar este espaço ainda mais democrático...